fbpx

Conteúdo de Marca

Central 0800 da Maranata leva acolhimento e orações por telefone

Publicado

em

Central 0800 da Maranata tem atendimento 24 horas. Foto: Divulgação / ICM

No momento de um sofrimento pessoal, compartilhar a sua dor com alguém é comprovadamente algo que pode te ajudar a superar os obstáculos da vida. E esse compartilhamento pode ser o simples fato de contar a sua dor para alguém e a ajuda pode vir no singelo ato de ouvir e acolher. Durante a pandemia, as dores do dia a dia se intensificaram, com o agravamento de problemas de saúde e também financeiros.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Pensando nisso, a Igreja Cristã Maranata criou uma central de ligações para dar suporte a quem mais precisa. O call center 0800 da Maranata funciona 24 horas por dia com pessoas disponíveis para ouvir as angústias do próximo e levar palavras de conforto, diálogo e oração. O telefone de contato é o 0800 707 3076.

Atendentes ficam disponíveis 24 horas na Central. Divulgação / ICM

Desde o ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, a ICM intensificou ainda mais a sua presença online com transmissões dos eventos por meio de lives, além de uma variedade de conteúdos em seus canais no YouTube. No entanto, havia necessidade de um contato mais próximo e que fornecesse um auxílio direto aos fieis da Igreja.

O que surpreendeu positivamente é que o serviço da central telefônica passou a ser buscado também por membros de outras denominações cristãs e até mesmo pessoas que não possuem nenhuma religião, como explica o secretário-geral da Igreja Cristã Maranata, o Pastor Luiz Eugênio Rosário Santos.

“A população em geral está passando por um momento de muita dificuldade em vários aspectos. Tem muita gente precisando de atenção. Eles nos ligam para contar uma necessidade, relatar um problema na família, buscando uma palavra de conforto. Com isso, a central passou a ficar conhecida e já recebemos ligações de espíritas e ateus. Estamos abertos a atender a todos”, explica.

Segundo os dados da central telefônica, há uma média de 2 mil ligações por mês. Destas, 35% são de membros da Igreja Maranata e 23% de pessoas que já visitaram a ICM. O restante, cerca de 42%, são de pessoas de outras denominações religiosas ou sem religião.

“Nós temos uma equipe com 12 atendentes divididos em plantões, o que torna nossa central acessível 24 horas por dia. E dos 2 mil atendimentos mensais, nós temos uma média de 450 a 600 ligações a cada mês que nós retornamos. Se alguém liga e não consegue falar por conta de uma ligação ocupada, nós entramos em contato de volta para que a pessoa se sinta acolhida”, relata o Pastor Luiz Eugênio.

 

Palavras de conforto

Um dos atendimentos foi feito com o João Carlos, de 35 anos. Morador de Itamaraju, na Bahia, ele buscou o contato telefônico para ser ouvido e acolhido. Mesmo sem ser da Maranata, recebeu palavras de conforto para auxiliá-lo em problemas familiares.

“Eu sinto muita saudade dos meus filhos que moram longe de mim desde que meu casamento acabou. Sou cristão, mas não da Igreja Maranata, mas ao ficar sabendo do 0800 quis conversar com alguém que me ouvisse, e foi o que aconteceu. Nossa conversa durou 30 minutos. O pastor que me atendeu foi educado, empático e pediu permissão para orar por mim. Foi gratificante alguém parar para me ouvir por tanto tempo”, contou João Carlos.

Base da central telefônica funciona em Vila Velha-ES. Divulgação / ICM

Vidas salvas

Um dos responsáveis pela central 0800, o Pastor Juarez Carneiro revela que já houve casos de atendimentos em que algumas pessoas estavam em tamanho desespero que cogitavam tirar a própria vida. “Um jovem ligou após ver o serviço da central divulgado em um programa. Ele foi ouvido por um pastor, recebeu uma palavra e até mesmo uma libertação, porque quando ele estava saindo do quarto em direção ao quintal — e viu na televisão o programa — o jovem confessou que estava indo dar fim a própria vida”, disse.

Após este contato libertador, o jovem passou a ser acompanhado por pastores da Igreja Maranata e o contato é mantido. Esta é, inclusive, uma das ferramentas essenciais da central telefônica. O atendimento não se encerra no momento em que a ligação é desligada. A escolha fica a critério de quem liga, mas o contato pode ser compartilhado com um pastor próximo, que dá prosseguimento às demandas e acompanha a situação de quem ligou nos dias seguintes.

Foco familiar

Boa parte das demandas nas ligações são por resoluções de problemas familiares. Preces, orações por familiares e pedidos de ajudas são feitos até mesmo por crianças. Elas pedem para orar pela família, pelos pais ou por alguém que está enfermo, segundo os registros das ligações.

Vale destacar que mais de 70% dos contatos são feitos por mulheres. Elas compartilham angústias familiares, pedem orações em busca de empregos para parentes e também focam na saúde dos familiares.

Serviço de atendimento telefônico na Maranata foi criado na pandemia. Divulgação / ICM

Serviço totalmente gratuito

A central telefônica 0800 da Maranata é totalmente gratuita. A Igreja Cristã Maranata também esclarece que nas ligações não é feito nenhum pedido de contribuição financeira por parte dos atendentes e todo o serviço prestado é uma forma de doação dos membros da Igreja para com a população. Também não é feito nenhum tipo de exigência para que o contatante frequente a Igreja.

Contatos
Central Telefônica: 0800 707-3076
No exterior: +55 27-99309-1405
Cultos diários pelo YouTube:  youtube.com/igrejacristamaranataoficial
Rádio Maanaim 24 horas: (www.radiomaanaim.com.br)
Instagram: @igrejacristamaranata_oficial
Aplicativo disponível para Android e IOS