fbpx

Coluna Vitor Vogas

Veja quem são os 11 jornalistas no time que disputa as eleições

Eles deixaram as bancadas dos telejornais para tentar chegar às bancadas legislativas e apostam na popularidade para alcançar sucesso

Publicado

em

11 jornalistas que vão concorrer às eleições no Espírito Santo. Foto: Reprodução

11 jornalistas que vão concorrer às eleições no Espírito Santo. Foto: Reprodução

“Sou candidato e peço o seu voto!” Calma, calma, é brincadeira. Este colunista, pelo menos, limita-se a cobrir as eleições e não é candidato a nenhum cargo – mesmo se fosse, aliás, ainda não poderia pedir votos, com base na legislação eleitoral. Mas o mesmo não pode ser dito sobre muitos colegas de profissão. No Espírito Santo, a campanha de 2022 ainda nem começou oficialmente, mas já é marcada por um inusitado fenômeno: a expressiva quantidade de jornalistas que vão concorrer a um mandato eletivo no pleito de outubro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Apresentada abaixo, a lista (provisória) é composta por nada menos que 11 jornalistas famosos em nosso estado: um time de futebol completo representando a imprensa local.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Entre os 11, uma será candidata a vice-governadora; cinco tentarão chegar à Assembleia Legislativa; outros cinco disputarão uma das dez vagas do Espírito Santo na Câmara dos Deputados. Atenção: a lista pode ser maior, pois as candidaturas só serão oficialmente definidas pelos partidos nas respectivas convenções estaduais, entre 20 de julho e 5 de agosto, e podem ser registradas até 15 de agosto.

A maioria deles fará a sua estreia nas urnas e tem trajetória profissional ligada a grandes emissoras de televisão – meio de comunicação de massa que possui maior alcance entre o público, isto é, o eleitorado. Em geral, são rostos bem conhecidos pelos capixabas. E foi apostando nessa popularidade que dirigentes partidários convidaram esses repórteres e apresentadores de TV para se filiarem e se candidatarem este ano.

Outra fonte de estímulo pode ter sido o sucesso eleitoral obtido por alguns jornalistas de TV em pleitos recentes no Espírito Santo, como Amaro Neto, Ted Conti e Torino Marques.

Alguns desses jornalistas-candidatos já estão longe das telas há algum tempo, enquanto outros se afastaram recentemente das respectivas empresas, para cumprir uma exigência legal. Por uma questão de “paridade de armas”, a legislação eleitoral proíbe esses pré-candidatos de pintarem na sua telinha a partir desta quinta-feira (30)… pelo menos na condição de jornalistas. A próxima aparição deverá ser no horário eleitoral gratuito. Em breve, na sua TV.

Veja abaixo quem são os 11 jornalistas que estão no jogo eleitoral no Espírito Santo:

Camila Domingues. Foto: Reprodução/Instagram

Camila Domingues. Foto: Reprodução/Instagram

1. Camila Domingues

Ex-repórter da TV Gazeta. Será candidata a vice-governadora pelo Novo, na chapa encabeçada pelo ex-secretário de Finanças de Vitória Aridelmo Teixeira, do mesmo partido. Debutante nas urnas.

Douglas Camargo. Foto: Reprodução/Instagram

Douglas Camargo. Foto: Reprodução/Instagram

2. Douglas Camargo (Camargão)

Apresentador do “Balanço Geral”, telejornal policial da TV Vitória. Será candidato a deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Estreante em eleições.

Eliana Gorritti. Foto: Reprodução/Instagram

Eliana Gorritti. Foto: Reprodução/Instagram

3. Eliana Gorritti

Ex-repórter e ex-apresentadora da TV Gazeta e da TV Vitória. Será candidata a deputada estadual pela Rede Sustentabilidade, em sua primeira disputa eleitoral.

Ferreira Neto. Foto: Reprodução/Instagram

Ferreira Neto. Foto: Reprodução/Instagram

4. Ferreira Neto

Radialista há 42 anos e apresentador esportivo há 30 anos na TV Capixaba. Será candidato a deputado estadual pelo Podemos. De 1989 a 1992, foi vereador de Vitória. Desde então, não voltou a exercer mandatos.

Jorge Felix. Foto: Reprodução/Instagram

Jorge Felix. Foto: Reprodução/Instagram

5. Jorge Felix

Foi repórter esportivo da TV Gazeta por mais de 25 anos. Será candidato a deputado estadual pelo Partido Social Cristão (PSC), disputando uma eleição pela primeira vez.

Sandra Freitas. Foto: Reprodução/Instagram

Sandra Freitas. Foto: Reprodução/Instagram

6. Sandra Freitas

Foi repórter e apresentadora da TV Gazeta. Será candidata a deputada estadual pelo União Brasil. Participou da turma do curso do movimento RenovaBR em 2018, ano em que concorreu pela primeira vez a um assento na Assembleia, pelo PSDB. Em 2020, foi candidata a vereadora de Vila Velha, ainda pelo PSDB, mas também não teve êxito.

Amaro Neto. Foto: Reprodução/Instagram

Amaro Neto. Foto: Reprodução/Instagram

7. Amaro Neto

Apresentador do telejornal policial “Balanço Geral”, da TV Vitória, além de passagens pela Rádio Espírito Santo e outros veículos de imprensa. Concorrerá à reeleição como deputado federal pelo Republicanos e, apesar dos seus 45 anos, pode ser considerado o veterano deste time, do ponto de vista eleitoral. Em 2014, na sua primeira disputa, foi o deputado estadual mais votado do Espírito Santo, pelo Cidadania. Dois anos depois, pelo Solidariedade, foi derrotado no 2º turno por Luciano Rezende na eleição a prefeito de Vitória. Em 2018, já no Republicanos, foi o candidato a deputado federal mais votado do Estado.

Philipe Lemos. Foto: Reprodução/Instagram

Philipe Lemos. Foto: Reprodução/Instagram

8. Philipe Lemos

Foi repórter e apresentador de telejornais da TV Gazeta – destacadamente, o ES1 (antigo 1ª Edição). Será candidato a deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), na primeira eleição que disputa.

Ted Conti. Foto: Reprodução/Instagram

Ted Conti. Foto: Reprodução/Instagram

9. Ted Conti

Ex-apresentador de telejornais da TV Gazeta – com destaque para o noturno ES2 (antigo 2ª Edição), ancorado por ele por mais de 20 anos. Será candidato a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 2018, na sua primeira empreitada eleitoral, disputou o mesmo cargo, também pelo PSB. Ficou como 1º suplente do partido. Enquanto o deputado Paulo Foletto, da mesma sigla, foi secretário estadual de Agricultura, Ted exerceu o mandato na Câmara, do início de 2019 até março deste ano.

Torino Marques. Foto: Reprodução/Instagram

Torino Marques. Foto: Reprodução/Instagram

10. Torino Marques

Apresentador por muitos anos do telejornal Tribuna Notícias, da TV Tribuna. Será candidato a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 2018, em seu primeiro pleito, elegeu-se deputado estadual pelo PSL, mandato exercido até hoje.

Wesley Sathler. Foto: Reprodução/Instagram

Wesley Sathler. Foto: Reprodução/Instagram

11. Wesley Sathler

Colunista social e apresentador há mais de 30 anos, tendo passado por empresas como a Rede Gazeta e a Rede Vitória. Será candidato a deputado federal pelo União Brasil, na sua estreia eleitoral.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.