fbpx

Coluna Vitor Vogas

Quem é quem na eleição para o Conselho do Sebrae-ES nesta quarta (14)

Na votação marcada para hoje, dois candidatos concorrem ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo, mas um deles é o favorito. Veja quem são os candidatos para esse e os outros cargos em disputa

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) escolherá, nesta quarta-feira (14), seus novos dirigentes no Espírito Santo, incluindo o presidente do Conselho Deliberativo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para esse cargo, o mais alto na hierarquia do Sebrae-ES, dois candidatos se inscreveram: o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), Idalberto Moro, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes), Arthur Avellar.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Nos corredores do Sebrae-ES, Idalberto é dado como favorito, até porque, tradicionalmente, a presidência do Conselho Deliberativo obedece a um sistema informal de rodízio e, desta vez, cabe à Fecomércio a “preferência” na indicação.

O mandato tem quatro anos de duração. O eleito ficará no cargo do início de 2023 até o fim de 2026.

O atual presidente do Conselho é Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão, diretor-executivo da Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB/ES). Ele exerce um mandato tampão, no lugar do ex-deputado federal Carlos Manato (PL).

Manato foi eleito em dezembro de 2018 pelo apertadíssimo placar de 7 votos a 6, derrotando o então presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri (o indicado da vez no tal sistema de “rodízio”, que naquela ocasião “falhou”).

No entanto, o ex-deputado foi destituído da presidência do Conselho em fevereiro de 2021, após a Faciapes ter-lhe retirado o apoio da entidade.

Carlão da OCB/ES não pode tentar a reeleição porque essa hipótese é vedada pelas regras do Sebrae-ES, no caso do presidente do Conselho.

Outros cargos em disputa

Para o cargo de diretor-superintendente, o único candidato é Pedro Rigo. Nome de consenso, ele será reconduzido.

Para ser diretor técnico, o único inscrito é Luiz Henrique Toniato, indicado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na eleição passada, em 2018. Será mantido no cargo.

Já para o cargo de diretor de atendimento, dois candidatos concorrem. Um deles é José Eugênio Vieira. Antigo aliado e colaborador do ex-governador Paulo Hartung, Eugênio já exerceu diversos cargos públicos. Só no Sebrae-ES, já foi diretor superintendente, diretor técnico e também diretor de atendimento, cargo a que pode voltar agora.

Também já foi gestor da Caixa Econômica Federal e membro dos Conselhos de Administração do Bandes e do Banestes. Passou por alguns cargos na Prefeitura de Vitória e, no Governo do Estado, como um curinga, esteve à frente de 15 secretarias, incluindo a de Fazenda, a de Agricultura, a de Educação e a Casa Civil.

O outro candidato é o empresário Amarildo Lovato, ex-presidente estadual do antigo Partido Social Liberal (PSL) e candidato, pela mesma sigla, a prefeito de Vila Velha em 2020. Já foi politicamente ligado a Manato, mas, após o pleito municipal de 2020, os dois romperam. Hoje, ele mesmo se declara aliado do governador Renato Casagrande (PSB). Foi indicado pela Faciapes na disputa pelo cargo de diretor de atendimento.

Quem vota

O Conselho Deliberativo do Sebrae-ES é formado por 13 conselheiros. Cada um representa uma instituição, e todos têm direito a voto com igual peso.

As instituições representadas são:

. Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)

. Banco do Brasil

. Banco de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (Bandes)

. Caixa Econômica Federal

. Faciapes

. Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes)

. Fecomércio

. Fetransportes

. Findes

. Instituto de Desenvolvimento do Espírito Santo (Ideies)

. OCB/ES

. Sebrae-ES

. Ufes

O Sebrae é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

Errata

Na publicação original desta coluna, informei equivocadamente que Amarildo Lovato ainda é aliado de Manato. Os dois na verdade são ex-aliados, conforme corrigido no texto acima.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.