xColunas
Fanfics são a própria definição de “não gostou, faça você mesmo”
Você já ouviu falar em Fanfic? Talvez o termo já tenha passado por você em alguma rede social, mencionando um relato de credibilidade duvidosa, normalmente envolvendo assuntos sociopolíticos.
O termo, que passou a ser usado mais amplamente de um tempo para cá por pessoas que duvidam da veracidade de uma história, na verdade significa literalmente “ficção de fã” e classifica qualquer texto escrito por um fã que utiliza um universo já existente da ficção para contar sua própria história.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Um dos exemplos mais conhecidos é o da saga de livros “Crepúsculo”, da escritora Stepheny Meyer, que conta a história de um vampiro apaixonado por uma adolescente. Durante o lançamento dos livros, milhares de fãs publicaram histórias paralelas utilizando os mesmos personagens, mas contando a história do seu jeito, imaginando um final diferente do original.
Dizem até que a trilogia “Cinquenta tons de cinza” originalmente era uma fanfic baseada nos protagonistas de Crepúsculo.
A internet e seus limites inexistentes
Mas é agora que a história fica interessante. Os fandoms da internet (grupo de fãs de determinado artista ou celebridade) pegaram emprestado esse conceito e criaram histórias (geralmente de amor) entre seus ídolos.
Na categoria, o que mais fez sucesso foi a fic entre a cantora Selena Gomez e o apresentador Faustão. Sim, é isso mesmo. Se você não acredita, escute o Dudecast dessa semana e conheça um pouco dessa conturbada obra da literatura.
Novidade
Agora ficou mais fácil entrar em contato com os dudes e trocar uma ideia sobre os novos episódios. Criamos um grupo de ouvintes no Telegram!
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
