xColunas
Conheça a Pumpkin Ale, a cerveja do Halloween
![Cervejas com abóbora são feitas na época do Halloween. Foto: Sarah Gualtieri/Unsplash](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Cervejas-com-abóbora-são-feitas-na-época-do-Halloween.-Foto-Sarah-GualtiriUnsplash-1024x683.jpg)
Cervejas com abóbora são feitas na época do Halloween. Foto: Sarah Gualtieri/Unsplash
Adocicada, marcante e rica em especiarias. Essas são algumas das características da cerveja Pumpkin Ale, feita com abóbora. Esse estilo é típico da época do outono norte-americano (nossa primavera) quando acontece o Halloween, no dia 31 de outubro, e costumamos ver em filmes e séries as cidades repletas de abóboras, símbolo da celebração.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Pumpkin Ale começou a ser feita nos Estados Unidos na época da colonização. O uso da abóbora foi uma alternativa para agregar açúcar para a fermentação das cervejas com o malte, que na época da colonização era bem caro. Aproveitava-se então a abundância da abóbora nesse período de colheita, outono no hemisfério norte, para fazer cerveja.
O estilo ainda é pouco conhecido no Brasil, mas com o crescimento do mercado de cervejas artesanais muitos mestres cervejeiros estão desenvolvendo receitas por aqui. A cerveja é feita a partir de um estilo base, geralmente de perfil mais maltado, como Amber ou Brown Ale, com a adição da abóbora.
![Cervejaria Convento fez cerveja especial com abóbora. Foto: Gabriel Lordêllo](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Cervejaria-Convento-fez-cerveja-especial-com-abóbora.-Foto-Gabriel-Lordello-213x300.jpeg)
Cervejaria Convento fez cerveja especial com abóbora. Foto: Gabriel Lordêllo
No Espírito Santo algumas cervejarias prepararam lotes especialmente para essa época do ano. Uma delas é a Cervejaria Convento, que preparou uma Pumpkin Ale com especiarias como cravo, canela e gengibre. “É uma cerveja com sabor marcante, de baixo teor alcoólico e com doce único da abóbora. Vale a pena experimentar”, contou um dos idealizadores do produto, o empresário Léo Leal da Convento Cervejaria.
Já a Cervejaria Mestra, que fica no Alphaville Jacuhy, na Serra, optou pela Pumpkin Lager para a época de Halloween. De fermentação mais longa e mais leve que as ales, a cerveja da Mestra leva cravo, canela e noz-moscada de especiarias.
O mestre cervejeiro Victor Di Giorgio conta que a base escolhida foi a Marzen. “Nós inovamos. A Marzen tem essa pegada maltada, mas ao mesmo tempo a leveza das lagers” explica.
A Cervejaria Três Santas, em Santa Teresa, também fez cerveja com abóbora. A previsão é que esteja disponível em meados de novembro.
Segundo o cervejeiro da Três Santas, Jucá Lima, a motivação para fazer a Pumpkin foi do festival gastronômico da cidade, o Santa Teresa Gourmet, que acontece em abril, mas que acabou sendo cancelado pela pandemia. A cerveja, que leva além de abóbora canela, noz-moscada, pimenta da Jamaica e cravo, fez sucesso e pode até entrar entre os estilos regulares.
“Queríamos uma cerveja diferente e que tem uma pegada gastronômica legal. Esta cerveja fica sensacional com queijo coalho e melado. Então fizemos pro festival o “combo” Pumpkin + Dadinho de tapioca, queijo coalho e melado. O prato ficou massa mas o evento acabou não acontecendo”, conta.
Com tantas opções por aqui, que tal aproveitar as festas de Halloween para conhecer um estilo novo de cerveja?
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)