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Darlan Campos

Como se tornar o melhor candidato

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Nessa corrida contra o tempo os detalhes vão determinar o vencedor. É como uma corrida de cavalos onde cada segundo conta e o vencedor pode ser definido por uma ponta de nariz. Mas como ser o melhor, como se tornar um bom candidato?

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Neste episódio, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político, elabora um artigo com 5 dicas que considera bem importantes de como se tornar esse candidato que salta aos olhos dos eleitores. Confira o artigo:


Todo candidato deseja ser eleito, ninguém argumenta contra isso! Nessa corrida contra o tempo os detalhes vão determinar o vencedor, é como uma corrida de cavalos onde cada segundo conta e o vencedor pode ser definido por uma ponta de nariz. Como ser o melhor, como se tornar um bom candidato?

As eleições se aproximam e, hoje, quero passar 5 dicas que eu considero bem importantes de como se tornar esse candidato que salta aos olhos dos eleitores.

Antes de qualquer coisa, lembre-se que o candidato é o líder das ações. É importante que você, que irá disputar uma eleição, mantenha seus liderados sempre motivados e certifique-se que as ações estão todas encaminhadas. Delegue sem perder a liderança.

Agora vamos aos passos:

1- o primeiro passo para você se tornar um bom candidato é definir seu eixo temático.

O que você quer que as pessoas pensem quando o seu nome vem à mente. Muitos políticos não sabem o que querem exatamente. Diante de uma busca desenfreada por ganhar votos acabam esquecendo dessa parte do planejamento.

Neste jogo de poder ganha não quem trabalha mais, e sim aquele que sabe a melhor hora de mover suas peças. Independentemente de qual seja seu eixo temático, cuide bem dele, viva-o e comunique-o em todas as suas ações. A consistência é seu melhor aliado.

2- Investigue o seu eleitorado.

pesquisa de campanha é fundamental nesse momento. Ela permite ter bases numéricas de aspectos como a intenção de votos, principais preocupações dos eleitores…

Esses dados são importantes pois nos permite tomar decisões com base neles, mas você deve lembrar que esses dados podem mudar ao longo do período eleitoral e nova pesquisa se fará necessária para esse novo cenário.

3- Saiba blindar-se.

Nem todo mundo que se diz seu amigo realmente é.
É importante cercar-se de amigos ou um grupo de confiança, chamado de “Bunker” ( seu núcleo de guerra).

Informação é poder. Tenha um grupo de confiança que lhe transmita informações e o ajude a traçar estratégias de ataque e defesa. Esse núcleo é muito visível em campanhas maiores, mas mesmo as de menor porte como de vereador é indicado que você tenha um núcleo duro de campanha.

4- Ouça e delegue.

Dois elementos que muitos políticos tem dificuldade de exercer. É bom que você queira participar de todas as decisões, mas lembre-se que o tempo na campanha é limitado e você precisa se concentrar em ações específicas.

Há coisas que outras pessoas podem fazer por você. Portanto, confie na sua equipe de trabalho, ouça a opinião deles e permita que eles o ajude, pois é para isso que você os contratou.

5- Não tente ser um super-humano

O eleitor não quer um candidato perfeito. O povo quer um candidato real, que sonha, trabalha, ama, erra… Sua carga emocional será forte durante o período da campanha, para que o fardo seja mais leve, permita-se ser natural, menos artificial possível. Relacione-se com seu público sempre com empatia.

De fato, não existe uma receita de bolo para vitória. Porém acredito que boa ações executadas com consistência e eficiência podem potencializar os resultados e levar o candidato à vitória nas urnas sim. A escolha do eleitor é multifatorial, nosso papel enquanto especialistas em marketing político é prever quais escolhas podem e devem ser adotadas para uma melhor comunicação e projeção do político, não só durante a campanha, mas na jornada política como um todo.


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Darlan Campos

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.