fbpx

Vida e Carreira

Agradecer pelo passado, viver o presente e planejar o futuro

Publicado

em

Apesar de saber que é possível fazer algo apenas no tempo presente, muitas pessoas vivem no passado ou, então, sonhando com o futuro na expectativa que ele seja diferente do hoje. Na verdade, um dos mecanismos humanos de defesa mais fortes é a fuga da realidade.

Paralisar as ações em lembranças de um passado de realização ou não, ou mesmo em visões de um futuro melhor, não te ajudará a provocar a mudança ou o desenvolvimento, processos que acontecem diariamente. Esta evasão, apesar de ser bastante confortável, pode gerar muitos problemas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como disse Aristóteles, a muitos anos atrás, “somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”.

Para qualquer mudança e evolução é necessário um esforço constante e consciente. Mudança é o resultado de um esforço diário e que necessita foco.

Reclamar e lamentar o passado lhe prende nele. Daquilo que passou, cabe agradecer, incluir e integrar em sua história.

Para o tempo futuro, ter um sonho, uma meta ou um objetivo é muito importante. É como motivação para os próximos passos, mas procure executar algo em direção ao seu alvo. No entanto, vejo muitas pessoas que repetem os pensamentos “nas férias eu serei feliz”, “só serei feliz quando comprar minha casa” ou “me realizarei quando chegar em tal cargo”.

Transferir sua felicidade para algo distante não favorece sua conquista, na verdade, possui um efeito desmotivador.

Passado – agradecer, aprender e integrar.
Presente – como o próprio nome fala, o que você ganhou para hoje? A-cor-dar: escolha a cor do seu dia e vá em frente.
Futuro – desenhe seu alvo, planeje como alcançá-lo com passos no presente e aprendizados do passado.

Boa semana!

Luciana Lessa

Profissional com sólida carreira em Gestão de Pessoas em empresas de diferentes segmentos (tecnologia, consultoria, indústrias, serviços, varejo, financeira, construção civil e transportes). Especialista em temas como estratégia, cultura, gestão de mudanças, desenvolvimento de lideranças, reconhecimento, employer branding e employee experience, recrutamento e selecao, engajamento e bem-estar, educação corporativa, carreira e sucessão. Mestre em diversidade etária e inovação pela Fucape. Mentora e coach, professora de cursos de pós graduação no ES e em outros estados. Professora de gestão de pessoas da Faesa, UVV, Sustentare, IEL. Tem cases escritos em livros de diferentes autorres como "Design de aprendizagem" da Flora Alves, "Uma nova (des)ordem organizacional e “Ensaios por uma empresa mais consciente” do Marco Ornellas e "Repensando o RH", do JP Coutinho.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.