IBEF Academy
A importância da educação financeira
A atual fase da economia, em que temos uma taxa básica de juros a 2%, está fazendo com que a população busque oportunidades de investimento que remunerem o capital minimamente acima da inflação.
Todavia, é comum, ao conversar com pessoas do seu círculo de amizades e familiar, ouvir uma reclamação neste atual momento: a de que o dinheiro investido já não rende mais como em anos anteriores, ou até mesmo que está com rentabilidade negativa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nos últimos quatro anos, vivenciamos uma forte queda da taxa de juros, de mais de 14% para os atuais 2%. Essa queda provocou não só a redução da rentabilidade aparente dos investimentos em renda fixa, mas também a queda da rentabilidade real (acima da inflação). Dessa forma, a educação financeira surge como diferencial aos poupadores: saber diferenciar rentabilidade aparente de rentabilidade real, saber os reais riscos que estão correndo em sua carteira de investimentos e, literalmente, saber no que estão investindo são itens básicos para o investidor.
E ainda temos outro importante ponto para debate: o investimento em renda variável, como ações. Vivenciamos um forte aumento do número de CPFs ingressantes na Bolsa de Valores nos últimos anos, com muitos investidores novatos e sem experiência, que não sabem os riscos do investimento em ações.
Mesmo sem saber, tais investidores estão “Arriscando a Própria Pele”, como destacado por Nassim Taleb. Mas, esse risco está oculto para boa parte dos investidores, que estão migrando para um investimento arriscado com o pensamento de renda fixa. Portanto, uma boa assessoria é fundamental aos investidores para conhecimento sobre o tema.
Posto isso, é essencial ressaltar a importância da educação financeira para os atuais investidores e também para os futuros investidores. Noções de taxa de juros, renda fixa e aplicações financeiras são conceitos matemáticos de extrema utilidade para toda a vida e não ensinados em nossas escolas.
Que as instituições de ensino e os pais pensem sobre este assunto!
Sobre o autor

Aziz Xavier Beiruth. Foto: Divulgação
Aziz Xavier Beiruth é Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Fucape Business School e Sócio de Finanças Corporativas da MCS Markup.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
