fbpx

xColunas

9 cervejarias nas montanhas capixabas para incluir no seu roteiro

Publicado

em

É só chegar a época das temperaturas mais baixas que as montanhas capixabas recebem muitos visitantes, seja para passar o dia ou o final de semana. Para curtir o frio, saiba que cerveja pode ser uma ótima opção. E cervejaria artesanal é o que não falta nas cidades mais tradicionais das montanhas. Por isso, fizemos um roteiro com nove cervejarias na Região Serrana para você incluir no seu próximo passeio.

A maioria delas é de formato brewpub, ou seja, a cerveja é produzida e vendida no mesmo local, o que é promessa de cervejas bem frescas. Outro formato também encontrado são os beer gardens, espaço de origem alemã em que as cervejas e pratos são servidos em área externa. Além disso, muitas estão em locais onde o visual já vale a visita. Confira algumas opções em Santa Teresa, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para quem quer conhecer novos estilos, uma dica é pedir a régua de degustação quando disponível. Assim, você conhece mais rótulos de cerveja e descobre novos sabores.

Confira algumas opções:

Santa Teresa

Três Santas

tressantas

Cervejaria Três Santas, no Circuito Caravaggio. Foto: Reprodução/Instagram

A cervejaria Três Santas fica no circuito Caravaggio e foi aberta há cerca de um ano. Tem área externa e interna, um lindo visual e uma colina que faz a alegria das crianças. A proposta é apresentar sempre estilos diferenciados e também envelhecidos em barril. Aos finais de semana, a casa abre às 10h e como tem sempre fila de espera, a dica é chegar cedo. A loja de suvenires também tem opções legais de camisetas, cervejas para levar para casa e copos para vários estilos de cerveja.

Funcionamento:
Quinta a sábado das 10h às 22h
Domingo das 10h às 16h

Como chegar:

Teresense

Cervejaria Teresense fica na entrada de Santa Teresa. Foto: Reprodução/Instagram

Visitar Santa Teresa é uma boa opção para conhecer o brewpub (fábrica e bar) da Teresense, que também vende suas cervejas em garrafa em supermercados da Grande Vitória. Localizada na estrada que dá acesso à cidade de Santa Teresa, a cervejaria tem espaço amplo e conta com espaço kids. Entre os estilos oferecidos estão pilsen, weiss, red ale, stout, IPA e outros.

Funcionamento:
Quarta e quinta das 16h às 22h
Sexta e sábado das 11h às 22h
Domingo das 11h às 16h

Como chegar:

Domingos Martins

Barba Ruiva

Cervejaria Barba Ruiva, em Domingos Martins. Foto: Reprodução/Instagram

A cervejaria fica na entrada para a cidade de Domingos Martins e também é bem disputada pelos turistas. Como não fazem reserva, a dica é chegar cedo. O local também é um brewpub, ou seja, dá para ver onde a produção é feita. Para o clima de inverno, uma dica é provar a Coffee Stout, cerveja escura feita com café e também as IPAs da cervejaria.

Funcionamento:
Quarta e quinta das 10h às 17h
Sexta e sábado das 10h às 22h
Domingo das 10h às 16h

Como chegar:

 

Trarko Tap House

Trarko Tap House é opção na rua e Lazer em Domingos Martins. Foto: Reprodução/Instagram

Quem costumava participar de festivais de cerveja artesanal na Grande Vitória já deve ter provado as cervejas da Trarko, de Domingos Martins. E para aproveitar o frio de Campinho, a tap house da cervejaria, na Rua de Lazer, é uma boa opção. Uma dica é provar as cervejas New England IPA, Sour, Fruit Lager de frutas vermelhas e uma Russian Imperial Stout com 17% de ABV. Para comer, há parrilla com vários cortes e carne. Além da tap house, que foi inaugurada no início de 2020, também é possível encontrar as cervejas no restaurante Fritz Frida, em frente à pracinha da cidade.

Funcionamento:
Quarta e quinta, das 17h às 22h
Sexta e sábado, das 11h às 22h
Domingo das 11h às 16h

Como chegar:

Pedra Azul

Ronchi

Rochi Beer fica aos pés da Pedra Azul. Foto: Reprodução/Instagram

Aos pés da Pedra Azul, é uma cervejaria com um visual diferenciado de um dos pontos turísticos mais famosos do Espírito Santo. Também é um brewpub e oferece estilos como pilsen, weiss, red ale, Ipa e Stout e outros. O restaurante conta com vários pratos para harmonizar com as cervejas e também tem espaço kids. Também é bom chegar cedo para garantir lugar e o visual para fotos com a Pedra Azul ao fundo.

Funcionamento:
De segunda a sábado das 10h às 22h
Domingo das 10h às 16h

Como chegar:

Azzurra

Azzurra fica no quadrado de São Paulinho, na Rota do Lagarto. Foto: Reprodução/Instagram

A Azzurra é outra opção de cervejaria artesanal em Pedra Azul. Localizada no quadrado de São Paulinho, na Rota do Lagarto, também é mais uma opção de beer garden no Espírito Santo, com mesas e bancos ao ar livre em um clima muito agradável. Entre os estilos servidos estão kolsch, weiss, brown ale, Apa, Ipa e outros.

Funcionamento:

Quinta a Sábado 10h-20h
Domingo 10h-19h

Como chegar:

Venda Nova do Imigrante

Piwo

Piwo Cervejaria, em Venda Nova. Foto: Reprodução/Instagram

A cervejaria é uma das mais recentes da região, aberta no final do ano passado. O beer garden fica em Viçozinha, em Venda Nova do Imigrante e oferece variados estilos, como pilsen, stout, IPA e até new england IPA.

Funcionamento:

Sexta as 18h às 22h
Sábado e domingo das 16h às 22h

Como chegar:

Grecco

Cervejaria Grecco em Venda Nova do Imigrante. Foto: Reprodução/Instagram

A cervejaria, aberta há cerca de um ano, fica em meio à natureza, na estrada que vai para o Caxixe, em Venda Nova do Imigrante. No cardápio, pratos típicos da região como polenta e socol e cervejas de variados estilos produzidas na fábrica que também fica no local.

Funcionamento:

Sábado das 11 às 21h
Domingo das 10 às 17h

Como chegar:

Castelo

Altezza

Cervejaria Altezza em Castelo. Foto: Reprodução/Instagram

Uma das cervejarias mais antigas no Espírito Santo, a Altezza fica em Castelo em um casarão colonial elegante com vista para uma linda paisagem das montanhas. Entre os destaques está a régua degustação de cervejas com petiscos harmonizados para cada um dos quatro estilos.

Funcionamento:

Quarta a Domingo e feriados das 10h às 16h.

Como chegar:

Mais lúpulo, por favor

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.