fbpx

Coluna Vitor Vogas

Rose também marca convenção e MDB pode ter duas eleições simultâneas

Ex-senadora publicou edital no Diário Oficial nesta quinta. Mas Lelo e 16 dirigentes fizeram o mesmo na véspera. Mesma data (21), mesmo horário… locais diferentes

Publicado

em

Lelo Coimbra e Rose de Freitas: rivais no MDB-ES

O membro do Diretório Estadual do MDB ou presidente de Diretório Municipal que chegue a Vitória na manhã da próxima quinta-feira (21) pode ficar com uma seríssima dúvida: “E agora? Para que lado eu vou? Qual é a que está valendo?”

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como presidente estadual do partido, a ex-senadora Rose de Freitas convocou, nesta quinta-feira (14), a convenção estadual do MDB para eleição direta do próximo Diretório Estadual. O edital de convocação foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Acontece que, um dia antes (13), um grupo de dirigentes do MDB já havia tomado a mesma atitude: no Diário Oficial do Estado e no jornal A Tribuna, publicaram edital de convocação para a convenção estadual do MDB, com a mesma finalidade: eleição do novo Diretório Estadual. Representando a oposição interna a Rose, o grupo é liderado pelo ex-deputado federal Lelo Coimbra e formado por 16 presidentes de Comissões Executivas do partido em municípios do interior do Espírito Santo.

Os 17 firmaram esse primeiro edital. Para sustentar a legitimidade da iniciativa, evocam um artigo do Estatuto do MDB segundo o qual 1/3 (um terço) das Executivas Municipais tem o direito de convocar convenção estadual em caráter extraordinário – o que teria sido o caso. O grupo já registrou chapa completa, liderada por Lelo, nos termos do próprio edital.

A convenção convocada por Lelo e seus aliados está marcada para o dia 21 de setembro, das 9 horas às 14 horas, no Palácio Domingos Martins, sede da Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá.

Já a convocada por Rose está marcada para o mesmo dia, em horário quase coincidente (das 10 horas às 14 horas), porém em outro endereço: o cerimonial Oásis, localizado no bairro Santa Lúcia, em Vitória. A distância entre os dois locais é de apenas dois quilômetros (menos de 10 minutos de carro).

Na mesma data, encerra-se a vigência do órgão diretivo provisório do MDB-ES, presidido por Rose desde março de 2021.

No momento, o impasse está instaurado. A se manter a presente situação, por mais que essa duplicidade soe totalmente inverossímil, é realmente possível que as duas convenções sejam realizadas ao mesmo tempo, cada qual se proclamando “a legítima”.

Até pelo histórico do MDB estadual nos últimos anos, marcado por imbróglios e reviravoltas políticas e jurídicas, não é de todo absurdo imaginar Rose a presidir “sua convenção” no cerimonial em Santa Lúcia, enquanto, a cerca de dois quilômetros, Lelo estará a conduzir “a sua” na sede do Legislativo Estadual. A persistir o impasse, isso pode mesmo se concretizar.

E o nosso convencional lá do início do texto, coitado, com direito a voto, pode efetivamente ficar sem saber para onde ir… Ou, por via das dúvidas, comparecer às duas.

Certo mesmo é que no momento, como alguém que possua um alter-ego, o MDB no Espírito Santo vive dias de “dupla identidade”, ou “dupla personalidade”.

Do jeito que a coisa vai, a cúpula nacional do MDB pode ver-se obrigada, mais uma vez, a intervir nos rumos do MDB no Estado. Ou pior: uma vez mais, a definição sobre o comando partidário no Espírito Santo pode ir parar na Justiça, inaugurando novo enredo novelesco.

Em dia tristemente marcado por uma baleia jubarte encalhada em uma praia do litoral capixaba, pode ser que o deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, precise agir para desencalhar o partido desse impasse em que se encontra em nosso Estado.

O edital de Rose e a pauta

O edital publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira é assinado por Rosilda (Rose) de Freitas, na condição de presidente do órgão diretivo provisório estadual.

Como consta na publicação, a convenção é convocada pela Comissão Executiva Provisória Regional do Espírito Santo, “sob a orientação do Diretório Nacional”.

Ambos os editais – o dos 16 de Lelo (Assembleia) e o de Rose (Oásis) – preveem exatamente a mesma pauta:

Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório Estadual, que será constituído por 71 membros e 23 suplentes; de um delegado e respectivo suplente à convenção nacional, prevista para o mês de outubro; e da Comissão de Ética e Disciplina Partidária, formada por sete membros e seus respectivos suplentes.

Após a constituição do novo Diretório Estadual eleito, este deverá eleger a nova Comissão Executiva Estadual e seus respectivos suplentes, bem como o novo Conselho Fiscal e suplentes, imediatamente após a convenção ou nos cinco dias subsequentes.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui