fbpx

Coluna Vitor Vogas

Pesquisas deste sábado mostram chances maiores de 2º turno em Vitória

Na comparação com a sondagem anterior da Futura, publicada em 24 de setembro, Pazolini perdeu fôlego. No intervalo de 11 dias entre os dois últimos levantamentos do instituto, prefeito perdeu 10,3 pontos percentuais em votos válidos. Veja aqui os principais números da Futura e da AtlasIntel, com a nossa análise

Publicado

em

Empresários vão ouvir propostas de candidatos em Vila Velha

Os seis candidatos a prefeito de Vitória. Foto: reprodução

Duas pesquisas eleitorais divulgadas na manhã deste sábado (5), véspera do 1º turno das eleições municipais, indicam que crescem as chances de haver 2º turno na disputa pela Prefeitura de Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A última pesquisa da série da Futura Inteligência para a Rede Vitória mostra que, hoje, numericamente, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) estaria eleito no 1º turno, mas sua margem agora é mínima e diminuiu consideravelmente em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, publicado em 24 de setembro.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Já a sondagem publicada neste sábado pelo instituto AtlasIntel apresenta quadro diferente, com 2º turno em Vitória, mas também muito perto do limite.

Os números da Futura

A Futura entrevistou 600 pessoas por telefone nessa sexta-feira (4). Segundo o levantamento, Pazolini tem 51,0% dos votos válidos. Como a margem de erro da pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, o prefeito, tecnicamente, pode estar abaixo dos 50%.

Em segundo lugar, os ex-prefeitos João Coser (PT) e Luiz Paulo (PSDB) estão tecnicamente empatados, com vantagem numérica para Coser. O petista tem 17,5% dos votos válidos, enquanto o tucano tem 14,6%.

O que mais chama a atenção na pesquisa da Futura é a perda de fôlego de Pazolini na comparação com a sondagem anterior do instituto, publicada em 24 de setembro. No intervalo de 11 dias entre os dois levantamentos da série, o prefeito perdeu 10,3 pontos percentuais em votos válidos, caindo de 61,3% para 51,0%. Entrou em tendência de queda.

Já Camila Valadão (PSol), Assumção (PL) e, principalmente, Luiz Paulo, entraram em curva ascendente. João Coser ficou praticamente estacionado: oscilou um pouquinho para baixo, mas dentro da margem de erro.

Veja abaixo os votos válidos de cada candidato, a comparação com o que eles tinham em 24 de setembro e a variação de cada um:

VOTOS VÁLIDOS (Futura)

Lorenzo Pazolini: 51% (tinha 61,3%) – perdeu 10,3 pontos

João Coser: 17,5% (tinha 18,6%) – perdeu 1,1 ponto

Luiz Paulo: 14,6% (tinha 9,2%) – ganhou 5,4 pontos

Assumção: 8,7% (tinha 5,8%) – ganhou 2,9 pontos

Camila Valadão: 7,4% (tinha 4,6%) – ganhou 2,8 pontos

Du: 0,6% (tinha 0,3%) – ganhou 0,3 ponto

É possível deduzir que, nas últimas duas semanas de campanha, votos que tendiam a ir para Coser e, principalmente, para Pazolini, migraram para os outros candidatos (sobretudo Luiz Paulo).

Pazolini perdeu 10,3 pontos. Coser perdeu 1,1 ponto. A “perda agregada” dos dois é de 11,4 pontos.

Esse é, precisamente, o quantitativo que migrou para os outros quatro concorrentes: Luiz Paulo ganhou 5,4 pontos; Assumção, 2,9; Camila, 2,8; e Du, 0,3.

5,4 + 2,9 + 2,8 + 0,3 = 11,4

AtlasIntel

No levantamento publicado neste sábado pelo Poder360, Pazolini tem 47,3% dos votos válidos. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,0 pontos para mais ou para menos, no limite da margem de erro, o prefeito pode ter 49,3%.

O levantamento da AtlasIntel mostra empate técnico entre os ex-prefeitos Luiz Paulo (PSDB) e João Coser (PT) na disputa pela segunda posição. Numericamente, o tucano aparece em segundo, com 21% dos votos válidos, enquanto o petista tem 17,9%. No limite da margem de erro, estão tecnicamente empatados.

Veja os números desse levantamento, também em votos válidos:

Lorenzo Pazolini: 47,3%

Luiz Paulo: 21,0%

João Coser: 17,9%

Assumção: 6,6%

Camila Valadão: 5,6%

Du: 1,6%

Boas notícias, sobretudo, para Luiz Paulo

Se as duas pesquisas não trazem boas notícias para Pazolini, ambas portam novidades excelentes para a campanha do candidato do PSDB. A da AtlasIntel, obviamente, porque o coloca numericamente no 2º turno contra Pazolini.

A da Futura, além de apresentar Luiz Paulo empatado tecnicamente em segundo lugar com Coser, prova que o tucano entrou em viés de alta nos últimos dez dias.

Em eventual 2º turno entre Luiz Paulo e Pazolini, o prefeito ainda leva grande vantagem, mas a diferença cai substancialmente. Em 24 de setembro, Pazolini derrotaria Luiz Paulo por 69,5% a 23,7%.

Hoje, em um hipotético 2º turno entre os dois, o atual ocupante do cargo venceria o ex-prefeito por 59,9% a 31,7%.

A vantagem de Pazolini, portanto, caiu de 45,8 pontos para 28,2 pontos. No intervalo de menos de duas semanas entre as duas pesquisas, a queda foi de 17,6 pontos percentuais.

Além disso, a rejeição a Luiz Paulo agora é a menor de todas, mais baixa até que a de Pazolini: caiu de 17,1% para 13,9%.

Nas intenções espontâneas, Luiz Paulo também ganhou terreno: citado por 6,7% dos entrevistados em 24 de setembro, agora tem 12,2% das menções (tecnicamente empatado em segundo, também aqui, com João Coser, citado por 14,9%).

Metodologias

A Futura realizou 600 entrevistas, por telefone assistido por computador no dia 4 outubro de 2024 (sexta-feira), com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01446/2024.

A AtlasIntel realizou a pesquisa de 29 de setembro a 4 de outubro de 2024. O instituto entrevistou 1.607 pessoas com 16 anos ou mais em Vitória, no Espírito Santo. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui