Coluna Vitor Vogas
Pesquisa Quaest reforça probabilidade de 2º turno em Vitória
Levantamento publicado na noite deste sábado pela Rede Gazeta também confirma crescimento expressivo de Luiz Paulo nos últimos dias da campanha
A última pesquisa da Quaest sobre a eleição para a Prefeitura de Vitória reforça as probabilidades de que haja 2º turno na capital do Espírito Santo. Publicado na noite deste sábado (5) pela Rede Gazeta, o levantamento também confirma crescimento expressivo de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) nos últimos dias da campanha. A Quaest fez 1 mil entrevistas entre a sexta-feira (4) e este sábado (5), véspera do encontro dos eleitores com as urnas. Portanto, de todas pesquisas publicadas nesta reta final de 1º turno, foi a que fez o campo mais próximo do momento da votação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na pesquisa da Quaest, Lorenzo Pazolini (Republicanos) se mantém bem à frente de todos os concorrentes, mas perdeu terreno em relação à rodada anterior do instituto para a Rede Gazeta. Em 18 de setembro, o atual prefeito tinha 53% das intenções de voto na estimulada. Agora, tem 51%. Em votos válidos, segundo os cálculos da Quaest, Pazolini hoje registra, rigorosamente, 50%.
Assim, numericamente, os resultados da Quaest indicam que a disputa em Vitória pode ir para o 2º turno. Mas a margem de erro da pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Desse modo, não é possível antecipar se a Capital terá ou não um segundo escrutínio, no dia 27 de outubro. Na véspera da votação, isso está totalmente em aberto.
Para calcular os votos válidos, a Quaest levou em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Vitória.
Outro ponto que a pesquisa da Quaest confirma é o visível crescimento do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Em votos válidos, o tucano chegou a 23%. Está tecnicamente empatado na segunda colocação com o candidato do PT, João Coser. O deputado e também ex-prefeito registrou 22% dos votos válidos.
Portanto, são duas, na verdade, as grandes questões a serem respondidas pelo eleitorado de Vitória neste domingo:
1) Pazolini resolverá ou não a parada no 1º turno?
2) Se houver 2º turno, quem o enfrentará? Luiz Paulo ou João Coser?
Nas intenções estimuladas de voto, duas constatações se destacam: o crescimento de Luiz Paulo e o fato de ele ter atraído o voto da maioria dos eleitores anteriormente indecisos. Em 18 de setembro, o candidato do PSDB tinha 8%. Agora, subiu a 18% (10 pontos a mais). Já os indecisos eram 10%. Agora, são apenas 1% (9 pontos a menos).
Veja abaixo, em votos válidos, os números da Quaest para os seis candidatos a prefeito de Vitória.
Na sequência, também apresentamos os resultados dos seis candidatos nas duas outras consultas publicadas neste sábado sobre a corrida eleitoral em Vitória: a da AtlasIntel, publicada pelo Poder360 de manhã, e a da Futura Inteligência, divulgada pelo Folha Vitória no fim da manhã (com campo encerrado na sexta):
QUAEST/REDE GAZETA (VOTOS VÁLIDOS)
Lorenzo Pazolini (Republicanos): 50%
Luiz Paulo (PSDB): 23%
João Coser (PT): 22%
Assumção (PL): 3%
Camila Valadão (PSol): 2%
Du (Avante): 0
–
FUTURA/REDE VITÓRIA (VOTOS VÁLIDOS)
Lorenzo Pazolini (Republicanos): 51% (tinha 61,3% em 24/set)
João Coser (PT): 17,5% (tinha 18,6% em 24/set)
Luiz Paulo (PSDB): 14,6% (tinha 9,2% em 24/set)
Assumção (PL): 8,7% (tinha 5,8% em 24/set)
Camila Valadão (PSol): 7,4% (tinha 4,6% em 24/set)
Du (Avante): 0,6% (tinha 0,3% em 24/set)
–
ATLASINTEL/PODER360 (VOTOS VÁLIDOS)
Lorenzo Pazolini (Republicanos): 47,3%
Luiz Paulo (PSDB): 21,0%
João Coser (PT): 17,9%
Assumção (PL): 6,6%
Camila Valadão (PSol): 5,6%
Du (Avante): 1,6%
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui