fbpx

Coluna Vitor Vogas

Giro 360 – Abram os olhos: Luciano volta a dirigir seu partido no ES

E mais: Formigão de Pazolini pode ser candidato a vereador; Bahiense assume candidatura a prefeito de Guarapari; desembargador se aposenta e abre vaga para advocacia no TJES; Flávio Dino vem ao Espírito Santo amanhã; Bruna & Bruninha promovidas na Prefeitura de Vitória

Publicado

em

Luciano Rezende conversa com Renato Casagrande no Palácio Anchieta. Foto: reprodução Facebook

O ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende voltará oficialmente a presidir o partido Cidadania no Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Até julho do ano passado, o presidente era o deputado estadual Fabrício Gandini, mas ele saiu do partido e, no fim de 2023, filiou-se ao PSD. Com a saída de Gandini, o cargo foi assumido pelo prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, que este ano disputará a reeleição no município do norte do Estado. Pouco antes do fim do prazo para filiações de pré-candidatos (6 de abril), Guerra deu “tchau e bênção” e também mudou de legenda, filiando-se ao União Brasil.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

No site do TSE, o nome de Guerra ainda consta como presidente estadual do Cidadania. Mas, na prática, segundo relatos de fontes ligadas ao partido, já é Luciano quem tem cuidado pessoalmente das articulações em nome do Cidadania e das questões burocráticas relativas à direção estadual.

O Cidadania, desde 2022, compõe uma federação com o PSDB.

Aridelmo: fez que foi, não foi e acabou “fondo”

Como noticiado aqui no último dia 9, o secretário de Governo de Vitória, Aridelmo Teixeira (Novo), foi exonerado oficialmente do cargo pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), conforme decreto publicado no Diário Oficial de Vitória. Na mesma data, Pazolini nomeou Aridelmo para o cargo de assessor especial na mesma secretaria.

A mudança de cargo obedeceu a somente um objetivo: desincompatibilizar Aridelmo, tirando-o de cargo de ordenador de despesas e mantendo-o apto a disputar a eleição municipal como possível candidato a vice-prefeito de Vitória. Aridelmo é uma das cartas na manga de Pazolini para o cargo.

Ocorre que, à luz da legislação eleitoral, para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, um secretário municipal só precisa deixar o cargo quatro meses antes do 1º turno (marcado para 6 de outubro) e não seis meses antes. Aridelmo, portanto, não teria por que deixar agora o cargo de secretário municipal de Governo. Pode ficar até 6 de junho. Teria mais dois meses de lambuja, como chegamos a “avisar” aqui.

Única conclusão possível

Aparentemente, eles se deram conta disso. No dia 9 de abril, o Diário Oficial de Vitória trouxe o “decreto reverso” de Pazolini, tornando “sem efeito”, isto é, cancelando os decretos de quatro dias antes que haviam mudado Aridelmo de posição. Foi o famoso “ops, passa a borracha e volta tudo como antes”.

Com isso, após quatro dias (de feriado) como “assessor especial”, Aridelmo pôde voltar a exercer o cargo de secretário de Governo. Desfez-se assim a, me perdoem, pequena barbeiragem, reforçando-se a única conclusão possível: eles simplesmente confundiram a data de desincompatibilização fixada pelo calendário eleitoral.

Cadê a assessoria política e eleitoral, gente?

Léo Formigão no Republicanos

Ainda em Vitória, o secretário municipal de Serviços, Leonardo Amorim, o Léo Formigão, filiou-se ao Republicanos, partido do prefeito. Como é ordenador de despesas e não se desincompatibilizou até 6 de abril (seis meses antes do 1º turno), ele não poderá se candidatar a vereador. Tecnicamente, ainda pode concorrer a prefeito ou a vice-prefeito. A última opção é a única verossímil, mas seu ingresso no mesmo partido de Pazolini torna altamente remota essa possibilidade… praticamente a invalida.

Bruna Olly… Damares da ilha?

Na última terça (16), a cantora gospel Bruna Gomes de Oliveira Garioli, mais conhecida como Bruna Olly, foi nomeada por Pazolini para o cargo de subsecretária da Mulher em Vitória. O cargo está subordinado à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, chefiada desde 2023 pelo advogado Diego Libardi (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim.

Pelo mesmo Republicanos, Bruna Olly foi candidata a deputada federal em 2022. Conseguindo 14.213 votos, não só ajudou o partido de Erick Musso a cumprir a cota de gênero como contribuiu para a vitória dos dois atuais deputados federais da legenda na bancada do Espírito Santo: Amaro Neto e Messias Donato.

Bruna & Bruninha

Em paralelo, na última quinta-feira (11), Bruna Rafhaela Martins, a Bruninha Piu, foi nomeada por Pazolini para o cargo de coordenadora de Políticas dos Direitos da Juventude, ligado à mesma secretaria. Ela foi 2ª suplente do presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, na candidatura dele ao Senado em 2022.

Com isso, o prefeito amplia o espaço do próprio partido – especificamente, o do setor evangélico – no segundo escalão de seu governo, às vésperas da campanha à reeleição.

Leonil Dias no PSB

Enquanto isso, o ex-vereador Leonil Dias trocou o decadente Cidadania pelo PSB, partido do governador Renato Casagrande. Deve ser candidato a vereador para tentar voltar à Câmara de Vitória.

O curioso é que, em 2023, como suplente do Cidadania no pleito de 2020, Leonil chegou a entrar com ação no TRE para requerer o mandato do vereador Luiz Emanuel, alegando infidelidade partidária. O pleito não prosperou, ele jogou a toalha na atual legislatura e partiu para outra… outra sigla, inclusive.

Despedida de Annibal e vaga aberta para a advocacia

Nesta quinta-feira (18), o desembargador Annibal de Rezende Lima se despede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Na próxima quarta (24), ao completar 75 anos, ele será aposentado da magistratura compulsoriamente. Mas a sessão de julgamento do Pleno na tarde desta quinta será a última com a presença do desembargador. Ele chegou a presidir o TJES e o TER-ES. Muitas homenagens são esperadas.

Annibal chegou ao TJES como membro da advocacia. Sua vaga faz parte, portanto, do Quinto Constitucional. Assim, deverá ser preenchida por um advogado, escolhido a partir de lista sêxtupla a ser encaminhada ao tribunal pela OAB-ES.

A sucessão de Annibal desencadeará uma intensa disputa nos bastidores (aliás, já iniciada) entre os interessados na vaga.

Flávio Dino no ES

Falando em advocacia, o ministro do STF Flávio Dino virá ao Espírito Santo nesta sexta-feira (19). Ele dará a palestra de encerramento na Conferência Estadual da Advocacia, organizada pela OAB-ES.

Bahiense assume candidatura em Guarapari

No último dia 1º, questionado pela coluna sobre os planos do PL para ele ser candidato a prefeito de Guarapari, o deputado estadual Danilo Bahiense terceirizou: “Pergunte ao Magno Malta”.

Nessa quarta-feira (17), o deputado e delegado aposentado enfim assumiu a missão para a qual foi designado pelo partido. Pelo Whatsapp, mandou à coluna um card ao lado de Jair Bolsonaro, dizendo-se “pré-candidato da direita a prefeito de Guarapari”. E confirmou a pré-candidatura: “Confirmadíssimo”.

O deputado mora em Vila Velha, mas tem endereço também em Guarapari e transferiu o domicílio eleitoral dentro do prazo lega

Errata

Inicialmente, publicamos nesta coluna a informação de que o secretário de Serviços de Vitória, Léo Formigão, poderia ser candidato a vereador, mas a informação estava equivocada e foi corrigida.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui