Coluna Vitor Vogas
Ex-vice-prefeito da Serra ganha cargo comissionado na Assembleia
Nomeado nesta segunda-feira (17), Thiago Carreiro foi convidado pelo presidente Marcelo Santos e pelo deputado Pablo Muribeca
![Thiago Carreiro foi vice-prefeito da Serra de 2021 a 2024](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Thiago-Carreiro.png)
Thiago Carreiro foi vice-prefeito da Serra de 2021 a 2024
O empresário Thiago Carreiro (União) foi nomeado, nesta segunda-feira (17), para o cargo de supervisor da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Ele foi vice-prefeito da Serra no último governo de Sérgio Vidigal (PDT), de 2021 a 2024. Os dois romperam e se tornaram adversários no meio do mandato.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A nomeação de Carreiro foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário do Poder Legislativo, em ato assinado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União). Segundo o ex-vice-prefeito, ele foi convidado por Marcelo e por Pablo Muribeca (Republicanos). O deputado da Serra presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia no último biênio e deve seguir na presidência do colegiado.
Na eleição municipal de 2024, Carreiro apoiou Muribeca, assim como Marcelo Santos, para a Prefeitura da Serra. O candidato do Republicanos foi derrotado, no 2º turno, por Weverson Meireles (PDT), candidato apoiado por Vidigal.
Como supervisor da Comissão de Ciência e Tecnologia, Carreiro receberá R$ 5.610,35 por mês. Ele tem uma empresa de comércio de material tecnológico, com atividade na Serra. “É a área em que trabalho, e gosto muito.”
O ex-vice-prefeito é formado em Administração pela Unesc, em Tecnologia da Informação pelo Senai e tem especialização em Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Cidades pelo Insper.
Ele afirma que, no exercício do cargo da Assembleia, seu objetivo será dar protagonismo à Comissão de Ciência e Tecnologia. “Vamos trabalhar nas pautas que melhorem o ambiente para atrair investimentos e empresas nessa área. E vamos fazer tudo para abrir oportunidades para os nossos jovens na área, porque esse é o mercado do futuro.”
Carreiro elegeu-se em 2020 pelo PDT de Vidigal, mas, em 2022, filiou-se ao União Brasil e se candidatou a deputado federal. Ficou bem longe de alcançar uma vaga.
Em 2024, pelo União, ele foi candidato a vereador, mas só obteve 979 votos e ficou como suplente do partido.
No dia 8 de agosto, pouco antes do início oficial da campanha, o então vice-prefeito foi alvo da Operação Freeloader, deflagrada pela Polícia Federal. Na operação, ele foi investigado por possível cometimento de fraudes para desviar recursos públicos de financiamento de campanha quando foi candidato a deputado federal, pelo mesmo partido, em 2022. Agentes da Polícia Federal chegaram a cumprir mandado de busca e apreensão no seu gabinete na Prefeitura da Serra.
Na ocasião, Carreiro se disse vítima de perseguição política por ter se posicionado contra “projetos pessoais de poder na Serra”. Disse, ainda, que a operação seria uma tentativa de atacá-lo e calá-lo.
Agora, Carreiro afirma que pretende continuar no União Brasil, mas que não tem pretensões eleitorais para 2026. “No momento, não. Só mesmo ajudar o grupo. Tenho relacionamento muito bom com todos eles, com Marcelo e com Euclério. Respeito muito a liderança dele.”
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, assumirá a presidência do União no Espírito Santo, por decisão da cúpula nacional do partido e num acordo que passou por Marcelo Santos, pelo governador Renato Casagrande (PSB) e pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Ricardo é o nome trabalhado pelo grupo de Casagrande para ser o candidato da situação a governador em 2026. O União Brasil declarou de antemão o compromisso de estar nesse projeto eleitoral liderado por Casagrande.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)