Coluna Vitor Vogas
Delegada é a favorita para ser candidata a vice de Weverson na Serra
Gracimeri Gaviorno é vinculada não apenas à segurança, mas, de modo mais específico, ao combate à violência contra as mulheres. Foi indicada pelo MDB
O anúncio oficial ainda não foi feito, mas uma aliada do prefeito Sergio Vidigal (PDT) é considerada favoritíssima para ser a candidata a vice-prefeita na chapa da situação na Serra, encabeçada por Weverson Meireles (PDT): a delegada Gracimeri Gaviorno, filiada ao MDB.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Presidido no Espírito Santo pelo vice-governador Ricardo Ferraço, o MDB é um dos partidos do arco de alianças do governador Renato Casagrande (PSB) que apoiam a candidatura de Weverson à Prefeitura da Serra. Na coligação também estão o PSB, o União Brasil e o Podemos, além da federação formada por Rede e PSol.
Os dois partidos que disputam a indicação da vice são o MDB e o Podemos. A coluna apurou que a preferência por Gracimeri está consolidada no comitê de campanha de Weverson. Para se fechar a questão e se fazer o anúncio, é preciso superar um último óbice: a resistência natural por parte do Podemos, partido comandado na Serra pelo deputado estadual Alexandre Xambinho.
Na convenção do PDT na Serra, na última segunda-feira (5), Xambinho e Ricardo Ferraço compareceram e discursaram, assim como o ex-deputado estadual Luiz Carlos Moreira, presidente do MDB no município. Na ocasião, a candidatura de Weverson foi confirmada, mas não a sua vice. À imprensa, o candidato informou que prefere uma mulher como companheira de chapa. Disse, ainda, que todos os nomes apresentados por partidos aliados estavam sendo avaliados por seu “conselho político”.
Gracimeri Gaviorno é um nome vinculado não apenas à segurança, mas, de modo mais específico, ao combate à violência contra as mulheres. Logicamente, sua presença na chapa pode ser encarada como um modo de buscar atrair o voto feminino para Weverson. Em seu perfil no Linkedin, a delegada aposentada destaca que implantou e coordenou programas e projetos de enfrentamento à violência e de inclusão social.
> Vice-prefeito da Serra é o alvo da operação da PF sobre desvio de verba eleitoral
Considerada de perfil muito técnico, por conta do seu currículo, Gracimeri tem extensa experiência na administração pública, já tendo exercido diversos cargos na Prefeitura da Serra e no Governo do Estado, mas nunca exerceu mandato. Na verdade, ela até já tentou mais de uma vez, sem jamais ter obtido sucesso nas urnas.
Na eleição municipal passada, em 2020, a delegada foi candidata a prefeita da Serra pelo Partido Social Cristão (antigo PSC, hoje incorporado ao Podemos). Com apenas 4.343 votos, 2% dos válidos no 1º turno, ficou em 6º lugar entre oito concorrentes.
Em 2022, pelo Republicanos, foi candidata a deputada estadual, mas obteve votação muito tímida. Com 2.631 votos, passou longe de beliscar uma vaga na Assembleia Legislativa. O Republicanos agora disputa a Prefeitura da Serra, com o deputado estadual Pablo Muribeca (ainda sem vice), adversário do grupo de Weverson e Vidigal.
Ou seja, a delegada agora está em lado oposto ao do partido pelo qual foi candidata a deputada há dois anos.
Currículo
Delegada aposentada da Polícia Civil do Espírito Santo, Gracimeri Veira Soeiro de Castro Gaviorno chegou a chefiar a instituição de 2015 a 2016, durante a primeira metade do último governo Paulo Hartung. De novembro de 2016 a maio de 2018, foi subsecretária de Integração Institucional da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), sob a chefia de André Garcia. No fim do governo Paulo Hartung, de maio a dezembro de 2018, foi subsecretária de Cidadania e Inclusão Social na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, criada no mesmo governo.
> Alvo de operação da PF, vice-prefeito da Serra fala em “perseguição”
Com o retorno de Casagrande ao Palácio Anchieta, a delegada voltou para a Sesp, mas em novo cargo: de março de 2019 a janeiro de 2020, foi ouvidora de Segurança Pública e Defesa Social.
Com a eleição de Sergio Vidigal para seu quarto mandato como prefeito, em 2020, Gracimeri passou a colaborar com ele na Prefeitura da Serra. De janeiro de 2021 a fevereiro de 2022, chefiou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, acumulando a chefia da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
Desde que saiu da equipe de Vidigal, em 2022, a delegada aposentada passou a trabalhar de modo autônomo à frente da própria empresa, chamada Gracimeri Gaviorno Projetos de Sucesso. Em seu perfil no Linkedin, ela se define como “especialista em desenvolvimento”. Sua empresa oferece serviços de “treinamento de equipe e de pessoas para projetos de sucesso, desenvolvimento profissional, gerencial e educação em direitos humanos”.
“Compensação” para o MDB
Na Serra, Weverson é o candidato apoiado pelo governador Renato Casagrande e seu governo, assim como o são Arnaldinho Borgo (Podemos) em Vila Velha, Euclério Sampaio (MDB) em Cariacica, Luiz Paulo (PSDB) e João Coser (PT) em Vitória. Hoje, no “grande tabuleiro político-eleitoral do Espírito Santo”, estão todos em um mesmo movimento.
Desse movimento também faz parte, é claro, o MDB de Ricardo Ferraço. Para o partido do vice-governador e para o próprio, seria importante emplacar a vice nesse palanque governista na Serra, até como “compensação” pelo revés sofrido pela sigla nas articulações em Vila Velha: no segundo maior colégio eleitoral do Estado, o MDB tinha grandes chances de completar a chapa de Arnaldinho, com o vereador Bruno Lorenzutti. O prefeito preferiu, porém, escalar Cael Linhalis, do PSB.
> Audifax anuncia sua vice na Serra. Coser faz o mesmo em Vitória
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui