fbpx

Coluna Vitor Vogas

Conheça a candidata a vice-prefeita do Capitão Assumção em Vitória

Companheira de chapa escolhida pelo candidato a prefeito do PL tem um conjunto de semelhanças incríveis com a Capitã Estéfane, vice de Pazolini em 2020

Publicado

em

Capitão Assumção e Mayra Marcarini. Crédito: Vitor Vogas

Capitão Assumção e Mayra Marcarini, na convenção do PL em Vitória (27/07/2024). Crédito: Vitor Vogas

Soldado da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Mayra Marcarini foi apresentada neste sábado (27), durante a convenção municipal do Partido Liberal (PL), como a companheira de chapa do deputado estadual Capitão Assumção (PL) na eleição à Prefeitura de Vitória. Mayra foi indicada ao deputado pela diretoria do Projeto Político Militar (PPM), movimento formado por associações que representam algumas patentes dos Bombeiros e da PMES no Espírito Santo e que tem o objetivo de eleger o maior número de militares em cargos políticos. O movimento apoia Assumção.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Aos 32 anos, Mayra disputará a sua primeira eleição. Para isso, vai se filiar ao PL. Como é militar da ativa, ela só precisa estar vinculada ao partido durante o período eleitoral. A sua pré-candidatura a vice-prefeita foi aprovada na convenção e registrada na ata que será protocolada na Justiça Eleitoral. Assumção chegou com ela à convenção, realizada no auditório da Aspomires (uma das associações do PPM), em Bento Ferreira. Na mesa de autoridades, os dois ficaram o tempo todo lado a lado.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Em discurso, Mayra contou um pouco da sua história de vida, começando pela origem humilde, destacada por ela. “Minha origem é a periferia.”

Seu pai era trabalhador autônomo, enquanto a mãe era auxiliar de enfermagem no Hospital da Polícia Militar (HPM). Após ter passado a infância no Bairro do Quadro (antigo Morro do Quadro), onde morou do nascimento aos 12 anos, ela foi viver com a família em Santo Antônio. Até hoje vive no bairro, com o marido e uma filha pequena.

Na terceira tentativa, ela passou no concurso para ingresso nos quadros da PMES. Hoje, trabalha no Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Após ter atuado em vários municípios da Região Serrana, estava lotada em Cariacica, até se licenciar para a disputa do processo eleitoral.

“Chegar até aqui não foi fácil”, discursou Mayra. “Quero mostrar pra vocês que todo mundo consegue se tiver dedicação, se tiver também pessoas para orientar, se tiver políticas públicas que possam ajudar os jovens de periferia a chegar não só aonde os filhos dos mais favorecidos conseguem chegar. Os jovens de periferia não têm direito a uma educação de qualidade, não têm direito a uma saúde de qualidade. E é por isso que estou aqui hoje, com a ajuda do Capitão Assumção, a quem agradeço pela confiança. Estou aqui hoje para lutar pelas pessoas e dar fala para as pessoas que não têm condições de estarem aqui no meu lugar.”

A pré-candidata a vice-prefeita encerrou sua fala com o slogan de Jair Bolsonaro: “Deus, pátria, família e liberdade”.

As muitas semelhanças com Estéfane

Não se podem ignorar as várias semelhanças do perfil da vice escolhida por Assumção com o da Capitã Estéfane, vice-prefeita de Vitória eleita ao lado de Lorenzo Pazolini (Republicanos) em 2020.

Desde abril, Estéfane está no Podemos. Mas, em 2020, ela se elegeu vice-prefeita pelo mesmo partido de Pazolini, o Republicanos. Assumção e Mayra também formarão uma chapa puro-sangue.

Quando se elegeu com Pazolini em 2020, Estéfane tinha pouco menos de 30 anos. Mayra tem 32.

Estéfane é uma mulher jovem e negra, criada na Grande São Pedro. Mayra é uma jovem negra, criada na Grande Santo Antônio. As duas regiões são vizinhas, na orla noroeste de Vitória. Ambas podem ser consideradas de baixa renda.

As duas vêm dos quadros da PMES. A diferença é a patente.

Estéfane é pré-candidata a prefeita de Vitória pelo Podemos, portanto concorrente de Assumção e de Pazolini no campo da direita conservadora.

“Você não será desrespeitada”: as indiretas de Assumção para Pazolini

Ao enaltecer os atributos de sua vice. Assumção aproveitou para fazer algumas falas que podem ser interpretadas como alfinetadas em Pazolini. No final da eleição estadual de 2022, Pazolini e Estéfane romperam politicamente. O conflito público entre prefeito e vice-prefeita foi simbolizado pelo episódio em que Pazolini arrancou um microfone das mãos de Estéfane, na frente do público, durante uma cerimônia da prefeitura em Jardim Camburi.

Diante da sua plateia, dirigindo-se a Mayra, Assumção assumiu um compromisso:

“Mayra, quero dizer uma coisa muito importante para você. Isto aqui não é um voto de casamento, mas é um voto de sinceridade: você jamais verá uma indelicadeza da minha parte”, prometeu o deputado, citando mulheres muito próximas a ele, como a mãe (casada com um militar), a esposa, suas duas filhas, uma tia, uma prima, uma sobrinha, a irmã Luciana (que o está auxiliando na pauta da assistência social) e sua chefe de gabinete, Danúbia Jordão, que também é cantora gospel e se apresentou no início da convenção. “Mulher não nasceu para ser desrespeitada. Ela nasceu para ser amada. Mulher não nasceu para ser humilhada, mas para ser respeitada.”

Assumção, humildemente, declarou que precisará muito da ajuda da sua companheira de chapa:

“Você é uma pessoa importantíssima para nós. Nós temos uma missão muito grande, que é cuidar de pessoas. Além de cuidar de pessoas, nós vamos precisar ouvir as pessoas, tudo o que não foi feito até agora. E, depois, planejar e executar. E eu vou precisar muito da sua ajuda”.

Assumção também disse que Mayra foi “um presente” dado a ele pelo Projeto Político Militar (PPM). “Você é o ingrediente que nós estávamos precisando para tornar a nossa campanha uma campanha pro amor, pro bem, pro empreendedorismo verdadeiro e de todas as injustiças que são cometidas contra as mulheres, e nós vamos ajudar a derrubar essas barreiras”. O deputado destacou ainda a “história de vida” e a “história de luta” de sua vice.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui