Coluna Vitor Vogas
Agora é oficial: Coser é pré-candidato a prefeito de Vitória pelo PT
Coser assume pré-candidatura, aprovada pelo Diretório Municipal do PT, falando em “tirar Vitória do ostracismo” e “recuperar o protagonismo da cidade”
O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, em reunião do Diretório Municipal de Vitória, nessa quinta-feira (26), o nome do deputado estadual João Coser como pré-candidato a prefeito da Capital. A decisão foi unânime.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Prefeito de Vitória por dois mandatos, de 2005 a 2012, Coser assumiu a pré-candidatura falando em “tirar Vitória do ostracismo” e “recuperar o protagonismo da cidade”:
“Quero restabelecer a esperança do nosso cidadão de que nossa cidade pode, sim, voltar a ser protagonista. Uma Vitória que escuta todos os seus moradores e cuida de cada um, sem distinção de raça, credo e ideologia política, para que todos e todas tenham condições de realizar seus sonhos aqui. Vitória precisa sair do ostracismo e voltar a ser espelho do Espírito Santo para o Brasil”, discursou.
Para o deputado estadual, é preciso retomar o protagonismo no processo de desenvolvimento econômico e social da principal cidade e vitrine política do Espírito Santo:
“Vitória é o centro metropolitano, mas perdeu papel político, perdeu papel econômico, não se relaciona com o Governo do Estado nem com o Governo Federal. Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, todos os municípios da Região Metropolitana têm avançado, enquanto nós estamos parados, ficando para trás”, lamentou, em linha com pronunciamentos que tem feito da tribuna da Assembleia.
Segundo a assessoria de Coser, o petista entra para valer nessa disputa “com o olhar social, voltado para a família, a infraestrutura e o serviço público de qualidade”.
Biografia
Prefeito de Vitória por dois mandatos consecutivos (2005-2012), João Coser é um dos fundadores do PT no Espírito Santo.
Em 2014, perdeu a eleição para o Senado. Em 2018, perdeu para deputado federal. Em 2020, concorreu à Prefeitura novamente, tendo alcançado 42% dos votos no segundo turno. Foi derrotado por Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Em 2022, porém, Coser ressurgiu das cinzas, revigorado, na cena política capixaba. Atualmente, exerce seu terceiro mandato de deputado estadual, tendo sido o terceiro mais votado para o cargo nas eleições do ano passado, com mais de 58 mil votos.
Ao longo de sua trajetória, o petista foi o primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado, deputado estadual por dois mandatos (1987- 1995), deputado federal por dois mandatos (1996-2003), presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação (Sedurb), durante o último governo de Paulo Hartung no Estado (2015-2018).
Comentário do colunista
Era tudo que Lorenzo Pazolini queria e esperava.
Esse reencontro promete.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui