fbpx

Coluna João Gualberto

Coluna João Gualberto: Eleições de 2024 em Cariacica

Polarização, entretanto, não se desdobrará de forma mecânica em todas as localidades brasileiras. Cada uma delas tem suas especificidades

Publicado

em

Euclério Sampaio e Celia Tavares. Foto: Reprodução/Rede social

Tenho chamado a atenção para a importância do fenômeno da polarização nas próximas eleições municipais. Creio que junto às enormes questões e demandas municipais ligadas à zeladoria das cidades, às políticas de educação, saúde, segurança, obras e infraestrutura, dentre outras, sempre presentes na cena política dos municípios, em 2024 haverá esse outro marco eleitoral.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A polarização, entretanto, não se desdobrará de forma mecânica em todas as localidades brasileiras. Cada uma delas tem suas especificidades e, agora, elas se mostrarão presentes. Em São Paulo, por exemplo, o governo Lula jogará todas as suas fichas na eleição do Deputado Federal do PSOL Guilherme Boulos. A grande imprensa nacional tem noticiado que o próprio presidente tenta atrair a ex-prefeita e senadora por São Paulo, Marta Suplicy, de novo, para o PT, e para compor a chapa de Boulos.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do João Gualberto.

O ex-presidente Jair Bolsonaro está mais do que presente na política paulista, onde ajudou fortemente a eleger o atual governador Tarcísio de Freitas, e quer reeleger o atual prefeito. Passa grande parte do seu tempo dedicado a essa tarefa. Será uma guerra feroz, onde a polarização de que estou falando será o mote do processo. Tanto Lula quanto Bolsonaro apostam nisso e querem antecipar 2026.

Na maioria das cidades, entretanto, o clima eleitoral vai depender das condições locais. Penso, hoje, em Cariacica, na Grande Vitória. Nela, a polarização já foi a principal razão de voto nas eleições de 2020. O segundo turno foi disputado pela ex-secretária de educação do governo de Helder Salomão no município, Célia Tavares, e pelo então deputado estadual Euclério Sampaio. Esse último Pastor da Igreja do Igreja do Evangelho Quadrangular. Ele sempre teve corte claramente conservador. Foi um deputado estadual alinhado com as teses da direita. Helder Salomão, o Deputado Federal mais votado do Espírito Santo nas eleições passadas, tem forte presença política no município que governou por dois mandatos. Foi um enfrentamento de polos, de bolhas.

Tudo isso ficou muito claro. De um lado o conservadorismo de Euclério e de outro o petismo da Célia Tavares. Euclério venceu a eleição, como todos sabem. Ao contrário de Jair Bolsonaro que governou com base em narrativas negacionistas e com mais gestos do que políticas públicas, Euclério montou um governo aprovado nas pesquisas de opinião. Realiza obras em parceria com o governo Renato Casagrande, distante de suas raízes ideológicas. Sabe que precisa de entregas. A última foi a Orla de Cariacica. A isto, dá-se o nome de pragmatismo político. O prefeito, surpreendendo a todos, vestiu-se desse pragmatismo político. Um conservadorismo pragmático, para usar uma expressão condizente com o que vem tentando – um governo acima de desavenças locais.

Com esse perfil vai disputar as eleições desse ano. Pelo que se anuncia terá novamente como principal adversária a mesma Célia Tavares do PT. Certamente, mesmo que não queiram, ambos vão reeditar a polarização. O quadro nacional vai se colocar em Cariacica. Caso realmente vença as eleições, Euclério Sampaio começa a se credenciar para disputar o podium conservador em nosso Estado.

Como as eleições de 2024 portam, em grande medida, as de 2026, vamos ver como se comportam eleitoralmente os prefeitos claramente de direita como Pazolini, Euclério, Enivaldo dos Anjos, e como irão se cacifar para o próximo pleito estadual, e como encarnarão a polarização regional.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui