Coluna Inovação
Múltiplas opções, individualização e tecnologia de precisão
A tecnologia redefine a individualização, moldando escolhas e promovendo uma sociedade diversificada e personalizada
“Qualquer cliente pode comprar um carro de qualquer cor que quiser, desde que seja preto”. Com essa frase, Henry Ford lançou o seu Modelo T em 1909, sinalizando a dificuldade técnica de oferecer variedade de produtos naquela época. De fato, a tecnologia não permitia ser muito criativo. Tínhamos um mundo com poucas opções para produtos em geral. Fotos antigas mostram pessoas trajando o mesmo tipo e cores de roupas, homens com paletó, gravata e chapéu, numa uniformidade entediante para os dias de hoje. Uma rápida olhada em lugares movimentados revela uma infinidade de tipos de roupas, sapatos, cores, cabelos, tatuagens, enfeites. Há uma individualização nos costumes, da mesma forma que proliferam produtos diferentes nas prateleiras dos supermercados, modelos e cores de veículos nas ruas, plantas personalizadas em imóveis, profissões as mais diversas, e até gradações diversas de ideologias causando dificuldade de agregar em partidos políticos. Até opiniões eram menos dispersas e individualizadas antigamente, alimentadas por poucas fontes de informações, aceitas de forma passiva na frente de uma TV.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As pessoas precisavam morar em lugares e cidades que permitissem acesso à educação, emprego, cultura, compra de produtos. Hoje podem morar em qualquer lugar e ter acesso a tudo. A escolha é individual, ao gosto e recursos de cada um. A propaganda que atingia uniformemente a população agora pode ser dirigida para cada um com a precisão dos algoritmos que também orientam um drone armado para matar um inimigo. O que a Netflix oferece já aparece com o gosto e interesses de cada assinante.
Outros drones orientados por GPS e IA praticam a agricultura de precisão liberando fertilizantes e defensivos na medida certa para cada centímetro de plantação que foi analisada.
A medicina promete o mesmo caminho da precisão de soluções personalizadas. Se cada um tem um DNA diferente, que a prevenção e o tratamento sejam únicos, orientados por médicos também especializados em problemas cada vez mais específicos.
E a tecnologia está por trás de tudo: a customização em massa das fábricas produzindo produtos diferentes em escala, o ecommerce entregando qualquer coisa em qualquer lugar, a EAD oferecendo cursos de todo tipo para cada um no seu ritmo e os streamings de música com suas playlists personalizadas. A telemedicina em expansão, cirurgias robóticas à distância, o telefone por satélite, ligações por Whatsapp e o home office facilitam as escolhas pessoais e diversificadas de localização de cada um. Um efeito benéfico da pandemia é a aceitação generalizada por parte das empresas de reuniões de negócio online. O que antes se exigia de reuniões presenciais desapareceu do mundo corporativo e as assinaturas digitais também viraram padrão.
Ideologias que tentaram padronizar a sociedade como forma de reduzir desigualdades foram também atropeladas pela tecnologia que permite a individualização e a precisão, mas precisamos achar outro jeito de fazer isso e permitir a solidariedade que nos faz como humanos individuais sermos capazes de viver em conjunto.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.