Coluna Inovação
Cachoeiro Stone Fair expande mercado e consolida setor de rochas
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta às terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50
Flávia Milanez, CEO da Milanez & Milanezi, foi a convidada do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “EStúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. A Cachoeiro Stone Fair, que ocorrerá entre 27 e 30 de agosto, se consagra como o mais tradicional evento do setor de rochas nas Américas. Este ano, a feira celebra 35 anos de história, reafirmando a relevância do município de Cachoeiro de Itapemirim como um dos principais polos de processamento de pedras naturais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a mudança da edição principal para São Paulo em 2025, sob o nome Marmomac Brasil, a edição de Cachoeiro mantém sua posição como evento anual de grande importância. A feira em São Paulo tem como objetivo expandir o mercado, promovendo o setor para novos públicos e reforçando o papel do Brasil como quarto maior produtor e quinto maior exportador de pedras naturais.
Crescimento e inovação
O Espírito Santo, responsável por 80% das exportações brasileiras de rochas, é um local estratégico para o setor, o que justifica a realização de um evento de grande porte em Cachoeiro de Itapemirim. A Cachoeiro Stone Fair não apenas exibe novas tecnologias e maquinários, mas também promove o desenvolvimento de novas relações comerciais e a disseminação de inovações que impulsionam o setor.
Entre as novidades esperadas para este ano, destacam-se os avanços em maquinário e insumos, que facilitam o trabalho com materiais mais resistentes, como o quartzito. A feira é também um espaço de apresentação de novos materiais e soluções que aprimoram o uso das pedras naturais, seja em ambientes externos ou internos.
Impacto econômico e presença internacional
A feira reunirá mais de 200 marcas expositoras, com uma forte presença de empresas capixabas e participação internacional de países como Turquia, Itália, China e Espanha. A expectativa é receber 18 mil visitantes, provenientes de todos os estados brasileiros e de cerca de 30 países. Esse público movimenta não apenas o setor de rochas, mas também a economia local, especialmente em termos de turismo de negócios.
A importância econômica do setor de rochas para o Espírito Santo é inegável, representando cerca de 10% da economia do estado. Além disso, a feira gera impacto significativo em diversos serviços locais, desde hospedagem até alimentação, mostrando que o evento vai além da simples exposição de produtos, fomentando o desenvolvimento econômico da região como um todo.
Sustentabilidade e desafios do setor
O setor de rochas naturais enfrenta desafios, como a concorrência com materiais artificiais. No entanto, a durabilidade, exclusividade e sustentabilidade das pedras naturais são diferenciais que as mantêm como uma opção superior no mercado. A feira também serve como um espaço para conscientização sobre essas vantagens, destacando a importância de uma produção mais sustentável e o potencial das rochas naturais em projetos arquitetônicos e de design.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.