Coluna Inovação
Aracruz: cidade planeja crescimento para atrair investimentos
O EStúdio 360, em sua 2ª edição, apresenta todas as terças-feiras o quadro de Inovação com Evandro Milet, às 18h50

José Eduardo Azevedo, secretário de desenvolvimento econômico de Aracruz. Foto: Larissa de Angelo
José Eduardo Azevedo, secretário de desenvolvimento econômico de Aracruz, foi o convidado do quadro “Inovação”, exibido às terças-feiras no programa “Estúdio 360, 2ª edição”, da TV Capixaba/Band. O planejamento para o crescimento do município de Aracruz já está sendo posto em prática. Desde a criação de uma nova secretaria para abordar o desenvolvimento urbano até os investimentos em saneamento. Hoje, a cidade tem 100 mil habitantes e tem uma previsão de um crescimento de 50% da população a partir do funcionamento do porto e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ZPE é uma ferramenta que tem objetivo de estimular e reduzir custos que querem prioritariamente exportar e, em Aracruz, ela estará conectada com o porto, o que traz expectativa positiva. Além disso, por conta da Suzano e do estaleiro Jurong, a cidade busca criar uma vertente tecnológica que se torna atrativo para negócios e logística. Todos esses avanços exigem uma mão de obra maior do que o esperado e o governo espera criar um curso superior de formação em operação portuária e logística, o Ifes e o Senai também fazem parte da rede de qualificação profissional do município.
A arrecadação do município faz parte do planejamento de inovação e crescimento. O plano engloba captação de recursos para investir em redes e estações de tratamento. A cidade também pretende aumentar a rede de educação e ensino, logística e rodoviário que requer investimentos significativos.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
