Coluna Eliana Gorritti
Débora Brito: a chave para garantir a exclusividade e o sucesso da sua marca
Débora é advogada especialista em Direito Empresarial e Propriedade Intelectual, com mais de 10 anos de experiência

Débora Brito. Foto: Divulgação
Já são mais de 500 marcas registradas e mais de 300 clientes espalhados por todo o Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, sul do país e até na Paraíba.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Sempre quis advogar para ajudar pessoas e negócios”.
Débora Brito é advogada especialista em Direito Empresarial e Propriedade Intelectual, com mais de 10 anos de experiência e uma paixão por promover segurança jurídica, permitindo que negócios cresçam de forma consistente e segura.
“A área de proteção de marcas me permite ir além, proporcionando segurança jurídica, fortalecendo a identidade empresarial dos meus clientes e contribuindo diretamente para o crescimento constante, sustentável e estratégico de seus negócios”, disse.
Registrar sua marca é fundamental por várias razões, especialmente se você está construindo um negócio ou uma presença profissional. Seja por Proteção legal, Valorização do negócio, diferenciação e reconhecimento, exclusividade, valorização em caso de expansão ou facilidade em processos legais.
Portanto, o registro de uma marca é uma medida estratégica e preventiva para garantir que a identidade do seu negócio seja protegida, e para fortalecer a sua posição no mercado. O registro de marca é a única forma de garantir a propriedade exclusiva sobre o uso da marca ( nome ou logotipo) em determinado segmento.
“Sem o registro, o empreendedor corre o risco de perder o direito de usar a marca que construiu, mesmo que já esteja consolidada no mercado. Casos noticiados recentemente como o de Bianca Andrade, a Boca Rosa, e a Viih Tube mostram como a falta de proteção pode causar enormes prejuízos para grandes e pequenas marcas. Ambas enfrentam disputas judiciais e altos custos por não terem registrado suas marcas no momento certo”, explica a advogada.
Débora Brito é fundadora do escritório de advocacia Brito Silva Advocacia e da SavvyMark Proteção de Marcas, empresa especializada em registro e proteção de marcas e escritora do ebook: O valor da marca como ativo empresarial.
“Uma marca registrada agrega valor ao negócio, facilita parcerias, franquias e investimentos, e protege contra a concorrência desleal, tornando-se um diferencial estratégico no mercado”, completa.
A advogada divide o conhecimento com várias empreendedoras. Por meio de palestras, workshops, treinamentos e consultoria, ela busca capacitá-las a entender o valor da propriedade intelectual como um ativo empresarial e estratégico, além de incentivar a autonomia e o fortalecimento de sua atuação no mundo empresarial.
“Acredito no potencial transformador do empreendedorismo feminino. Muitas mulheres estão à frente de negócios inovadores, mas nem sempre têm acesso à informação ou ao suporte necessário para proteger seus diferenciais no mercado.
Registrar uma marca é um dos momentos mais emocionantes e significativos para qualquer empreendedor. É o reconhecimento oficial de uma identidade construída com muito esforço, dedicação e visão. A alegria de ver o nome ou logo do seu negócio registrado não é apenas uma celebração legal, mas também um marco de segurança e proteção para o futuro da sua empresa.
Para a advogada Débora Brito, contribuir com essa jornada representa a realização de uma missão, trazendo consigo uma imensa sensação de satisfação e alegria.
“Quando o protocolo é feito já vem um sentimento de alívio para mim e para o cliente, pois ele já garante ali o direito de prioridade à marca. Quando o certificado chega, é uma vitória. Para muitos, é a realização de um sonho. É a segurança de que podem crescer e expandir seus negócios sem medo. É um momento que celebra o esforço e a dedicação de quem não apenas acredita no próprio potencial, mas principalmente os transforma em resultados”, finaliza.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
