fbpx

Coluna Adriana Jenner

Guia Capixaba comemora 10 anos valorizando a cultura do ES

A influenciadora digital Giovana Duarte celebrou os 10 anos do Guia Capixaba

Publicado

em

Na última terça-feira (19), a influenciadora Giovana Duarte celebrou os 10 anos do Guia Capixaba em um evento marcante na Casa Jardim, em Vitória. A produção foi assinada pela jornalista Lúcia Marins, que trouxe experiências imersivas na tradição capixaba. Os convidados foram recebidos por um simpático Augusto Ruschi, apresentado pela Thaís Bicalho Soluções Criativas, com direito a realejo de mensagens motivadoras.

A festa contou com a força da música local: a banda Casaca, o cantor Anderson Ventura e o grupo de congo Tambor Jacarenema embalaram a noite. Houve ainda oficina de casaca com o Ateliê Orelha de Pau de Regência, onde os participantes customizaram o instrumento e levaram como lembrança.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No cardápio, mesa de boteco da Casa Jardim e rodízio da Disk Pizza Paulista fizeram sucesso, enquanto a decoração, assinada por Patricia Soares e Priscila Zaniboni, completou a atmosfera festiva que celebrou uma década de valorização da cultura, turismo e gastronomia capixaba.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp da Adriana Jenner.

Na foto de Hayanne Castro, Influenciadores: Diego Araújo, Aline Dias, Vitor Moreno, Gustavo Chiabai, Giovana Duarte, Elielson Beans, Gabi Oliveira Barros e Bryce Caniçali.


É amanhã!

Lembrando que é amanhã o dia de saborear um Big Mac por uma boa causa! O McDia Feliz acontece em todas as unidades do McDonald’s no Espírito Santo, e a renda obtida com a venda do sanduíche será destinada à Acacci (Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil). Uma forma deliciosa de ajudar quem precisa.


Viva o amor!

Naiara Arpini e Willian Perim Marchesi oficializaram sua união em emocionante cerimônia religiosa na igreja de Amarelos, em Guarapari, onde o noivo passou a infância. O vestido da noiva, confeccionado em crochê pela mãe, foi um dos destaques da celebração.

A cerimônia foi conduzida pelo padre que acompanhou a trajetória de ambos desde a juventude. Após um namoro na adolescência, o casal se reencontrou na vida adulta para celebrar o amor. Que venha a aguardada festa! Crédito: Filipe Aragão.


Gastronomia temática

A Selva Pizzaria Temática abre em Vila Velha no dia 27 de agosto. O espaço, criado por Rafael Fernandes e Leonardo Jundi, oferece pizzas artesanais e pratos brasileiros com inspiração na floresta tropical. A decoração inclui sons da natureza e iluminação especial. Há também um espaço kids para as crianças.

A proposta é conquistar famílias, amigos e amantes de novas experiências, oferecendo não apenas uma refeição saborosa, mas uma verdadeira jornada selvagem cheia de sabor e diversão.


Últimos dias

Últimos dias para garantir vaga na maior oferta de consórcio do ano, válida até 31 de agosto. O pré-cadastro contempla consórcios de imóveis e automóveis com condições exclusivas: 50% de redução na parcela até a contemplação, isenção da taxa de adesão e sem juros. À frente da campanha está Vinícius Santos, conhecido como Vinicius do Consórcio, maior vendedor do Espírito Santo há 11 anos, que já ajudou milhares de capixabas a realizarem seus sonhos. Com atendimento direto, agilidade e transparência, esta é a chance de conquistar a casa própria ou o carro novo com economia e segurança.


“Cafezin” com muito samba e pôr do sol em Itaparica

Vem aí a primeira edição do Cafezin, novo projeto do Café de La Musique Vila Velha para animar os domingos dos capixabas. No dia 24 de agosto, a partir das 17h, o sunset em Itaparica será embalado por Glauco, Breno & Bernardo, Samba Soul, Frazão, Beleite e DJ GG. Música boa, pôr do sol e energia positiva não vão faltar. Bora tomar um Cafezin com pagode e alto astral?


Saúde em foco

A médica Antonielen Marcilino recebeu diversos profissionais de saúde para o Congresso de Cuidados Paliativos, que encerrou ontem, no auditório da Ufes, em Vitória. O evento teve a presença do consultor do Ministério da Saúde Alexandre Ernesto, além de estudantes e especialistas de referência estadual e nacional. Na foto, estão também as enfermeiras Roberta Antoneli e Flávia Garcia.


Check-in na corrida

A Night Run Vitória Airport será no dia 25 de outubro, com percursos de 3km, 5km e 10km dentro do Aeroporto de Vitória. Os participantes vivenciam toda a experiência de um voo: check-in, raio-x, sala de embarque e pista com aeronaves em operação.

A retirada dos kits acontece nos balcões reais da companhia aérea, e a medalha é entregue na esteira de bagagens. A prova mistura esporte, emoção e um ambiente normalmente inacessível ao público. Inscrições abertas no site Ticket Sports.


Podcast ao vivo

A psicóloga e criadora de conteúdo Nanda Perim com o cineasta e radialista Bernardo Leitão, no Teatro Sesi, onde aconteceu a gravação ao vivo do podcast Café com Leitão, com o episódio “Educar sem Pirar”, no último dia 18 de agosto. Crédito: André Sobral.


Amamentação e saúde bucal

No Agosto Dourado, a ortodontista Catarina Riva destaca que a amamentação é essencial não só para a nutrição, mas também para o desenvolvimento bucal dos bebês.

A sucção favorece a arcada dentária, a respiração nasal e previne desalinhamentos. Ela alerta ainda para os cuidados com a língua presa, que pode dificultar a amamentação.


Olho no pódio

O piloto Hugo Cibien acelera neste fim de semana, 23 e 24 de agosto, na 6ª etapa da Copa Truck. A disputa acontece no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), onde ele corre pela primeira vez.

Após vitória em corrida noturna, Cibien chega embalado em busca de mais um pódio. A expectativa é alta para a estreia na pista mineira.


Férias na Itália

Chris Moraes e Renzo Colnago estão curtindo dias de descanso e inspiração na deslumbrante Costa Amalfitana, na Itália. O casal escolheu o destino para recarregar as energias, longe da rotina e perto de paisagens que parecem pinturas.


Prêmio Colibri

No dia 3 de setembro, o Embrazado recebe a festa mais aguardada do mercado criativo capixaba: a premiação do Festival Colibri. Em sua 38ª edição, o evento celebra os melhores trabalhos, profissionais e agências em 20 categorias.

A noite da premiação conta com uma super festa de confraternização com participantes. Ingressos disponíveis aqui.


Práticas integrativas

Na Acacci, práticas como arteterapia e musicoterapia oferecem alívio e acolhimento a crianças com câncer e seus familiares. As oficinas proporcionam momentos de pausa em meio à rotina intensa do tratamento.

Segundo a assistente social Syullan Ribeiro, a proposta é criar espaços de respiro e reflexão. As práticas fazem parte do cuidado integral oferecido pela instituição.


O Canto da Guerreira

Monique Rocha celebra a vida e obra de Clara Nunes no espetáculo “O Canto da Guerreira”, em Vitória, no dia 23 de agosto, às 19h30, no Teatro do Sesi.

A artista capixaba interpreta 20 músicas emblemáticas da cantora, homenageando seu legado de brasilidade e sincretismo. O show marca os 10 anos do projeto, que já passou por diversos palcos do Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Pizza napoletana

A Bontà, uma das 30 pizzarias do Brasil com selo AVPN de verdadeira pizza napoletana e a única da Grande Vitória, confirmou a presença das pizzaiolas Amanda de Queiroz e Carla Dall’Orto no Encontro das Chefs, marcado para rolar entre os dias 26 e 30 de agosto, no Parque Cultural Casa do Governador.

Amanda de Queiroz foi a segunda mulher no Brasil certificada como Pizzaiolo Verace pela AVPN e Carla é a atual campeã do Vera Pizza Champion Brasil 2025.


50 anos da Politintas

Estanislau Ventorim, fundador da Politintas, Daiani Lavino, presidente da CDL Jovem Vitória, e Vinicius Ventorim, novo presidente da Politintas, durante a festa de 50 anos da empresa, realizada em 16 de agosto no Le Buffet Master, em Vitória. Crédito: Cloves Louzada.


Caminhada da Inclusão

No dia 24 de agosto, a Orla de Camburi será palco da Caminhada da Inclusão, às 8h30, entre o quiosque 03 e o bolsão do SOE.

Com expectativa de reunir cerca de mil pessoas, o evento promove a defesa da inclusão social e dos direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa é promovida pela Associação Vitória Down em parceria com APAEs e Pestalozzi. Uma manhã de mobilização e conscientização para um futuro mais inclusivo.


Cubo de Barro ES

O Shopping Moxuara recebe, nos dias 23 e 24 de agosto, o II Cubo de Barro ES 2025, com disputas em 12 modalidades do cubo mágico. O evento é gratuito e acontece na varanda da praça de alimentação.

O nome homenageia as panelas de barro capixabas. Para a gerente Tássia de Carvalho, o cubo estimula criatividade e encanta gerações.


Vem meteoro

Enquanto pregam “família tradicional brasileira”, o que se vê é filho destratando o próprio pai em público. (Ingrato, vai #@).

Se isso é referência de cidadania e valores, tá explicado muito do que vivemos. Aliás, estamos vendo vários adeptos do “Deus, Pátria, Família” só cometendo atrocidades. Aprendam, não adianta só falar, tem que ser!

E você aí, não acredite em frases prontas da internet, pois estamos vendo que são só frases mesmo. Respeito começa em casa.


Hoje é dia 22 de agosto e comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro. A data foi criada para celebrar e valorizar as manifestações culturais populares do Brasil, como lendas, mitos, músicas, danças e brincadeiras tradicionais. Viva o folclore, viva a cultura do nosso país!


Graças a Deus, hoje é sexta-feira! Bom final de semana, galera! Até segunda!

Lembre-se: Foca no que importa!