fbpx

Bem-estar

Vinagre de maçã é benéfico para a saúde? Entenda

Intestino, pele e emagrecimento são alguns dos possíveis benefícios do vinagre relatado em pesquisas dos Estados Unidos

Publicado

em

Vinagre de maçã pode ser mais saudável do que parece. Foto: Freepik

Vinagre de maçã pode ser mais saudável do que parece. Foto: Freepik

O vinagre de maçã tem ganhado popularidade nas redes sociais como um remédio milagroso para diversos problemas de saúde, desde perda de peso até o controle do açúcar no sangue e tratamentos para acne. Mas o que há de verdade por trás dessas afirmações?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Primeiro é importante entender que esse tipo de vinagre é feito pela fermentação de maçãs, onde leveduras e bactérias transformam os carboidratos em álcool e, posteriormente, em ácido acético. Este processo confere ao vinagre seu sabor característico e suas potenciais propriedades benéficas à saúde.

Controle do açúcar no sangue

Carol Johnston, professora de nutrição na Universidade Estadual do Arizona, descobriu que o vinagre de maçã pode ajudar a controlar picos de açúcar no sangue. Estudos pequenos indicam que consumir uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em água antes de refeições ricas em carboidratos pode resultar em menores picos de glicose.

No TikTok, usuários mostram resultados impressionantes após consumir vinagre de maçã com alimentos ricos em carboidratos. No entanto, Paul Gill, pesquisador da Universidade Monash, na Austrália, alerta que são necessárias mais pesquisas para confirmar esses benefícios a longo prazo.

Perda de peso

Estudos sugerem que o vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso. Em um estudo de 2009 no Japão, adultos que beberam vinagre de maçã diariamente perderam cerca de 1,8 kg em três meses. Outro estudo no Líbano em 2024 revelou que jovens que consumiram vinagre de maçã diariamente perderam cerca de 6,8 kg em três meses.

Nutricionista ensina como comer pizza de forma saudável

No entanto, Beth Czerwony, nutricionista da Cleveland Clinic, observa que os dados não são robustos e que os participantes geralmente recuperam o peso perdido após parar de consumir vinagre. Além disso, a digestão mais lenta provocada pelo vinagre pode contribuir para a sensação de saciedade, mas mais pesquisas são necessárias para entender os efeitos a longo prazo.

Saúde intestinal

Tamara Duker Freuman, nutricionista especializada em problemas digestivos, afirma que alguns pacientes relatam alívio de sintomas de refluxo ácido ao consumir o vinagre.

Contudo, muitos outros relatam piora nos sintomas. Nitin K. Ahuja, gastroenterologista da Penn Medicine, destaca que não há boas pesquisas sobre vinagre e saúde digestiva.

Condições da pele

Lydia Luu, dermatologista na Universidade da Virgínia, testou o uso de vinagre de maçã diluído para tratar eczema. Em seu estudo, 22 participantes não mostraram melhorias significativas na pele, e muitos relataram sintomas como ardência e coceira.

> Ração para bater a meta de proteína? Médico alerta para os riscos

Embora alguns pacientes afirmem que o vinagre de maçã remove verrugas e trata acne, Luu alerta que não há estudos que sustentem esses usos e que o vinagre pode causar queimaduras químicas e cicatrizes.

É seguro?

Embora o vinagre de maçã possa ter alguns benefícios, seu consumo deve ser feito com cautela. O vinagre pode interagir com medicamentos para diabetes e coração e reduzir o potássio no sangue. Além disso, pode corroer o esmalte dos dentes.

Se desejar experimentar o vinagre de maçã, Carol Johnston recomenda diluir uma ou duas colheres de sopa em água e beber com um canudo para proteger os dentes. Não exceda duas a quatro colheres de sopa por dia e consulte seu médico antes de iniciar o uso, especialmente se você tomar medicamentos regularmente.

*Com informações do The New York Times.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui