Bem-estar
Vila Velha oferece fisioterapia de graça para tratar disfunções pélvicas
As atividades da fisioterapia ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, reduzindo limitações como a perda de urina ao rir, tossir ou espirrar
Moradoras de Vila Velha que enfrentam problemas como incontinência urinária, perda de sensibilidade perineal, disfunções sexuais ou dores pélvicas crônicas podem participar gratuitamente do grupo de fisioterapia pélvica oferecido pela Unidade de Saúde do Ibes. As sessões acontecem às quartas-feiras, em dois horários: às 8h e às 9h30.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O grupo foi criado para atender demandas relatadas por mulheres que sofrem com prolapso genital — um deslocamento dos órgãos do trato urinário feminino — e outras disfunções pélvicas. A fisioterapeuta Michele Rafael explica que o objetivo da fisioterapia do assoalho pélvico é prevenir e reabilitar essas condições, que afetam músculos, ligamentos e articulações da região pélvica. “Entre os benefícios estão a melhora da incontinência urinária e fecal, dores na relação sexual, recuperação no parto e pós-parto, além de auxílio no tratamento da endometriose”, afirma.
O enfermeiro Matheus Thomaz, idealizador do grupo junto com Michele, destaca que as atividades ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, reduzindo limitações como a perda de urina ao rir, tossir ou espirrar. Além disso, o serviço contribui para a melhora na qualidade de vida e na sensação de bem-estar das participantes.
Quem pode participar?
O grupo é voltado para mulheres com sintomas como:
Incontinência urinária ou fecal;
Flatulência;
Prolapso dos órgãos pélvicos;
Dor pélvica crônica;
Disfunções sexuais (como vaginismo);
Perda de sensibilidade perineal;
Histórico de múltiplas gestações.
Interessadas devem procurar a Unidade de Saúde do Ibes e informar o desejo de participar do grupo. O serviço é gratuito e visa atender mulheres já acompanhadas na unidade, além de oferecer suporte preventivo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui