Bem-estar
Tomar banho todo dia faz mal para saúde? Entenda
Alguns especialistas defendem a ideia que não é necessário, entretanto existem muitos que são contrários a esse argumento
Se tem uma coisa que o brasileiro faz diariamente é tomar banho. Nada melhor do que aquele banho gelado em dias de calor ou aquela ducha quente após um dia cansativo. Mas será que tomar banho todos os dias faz bem?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para alguns especialistas ouvidos pelo jornal O Globo, a resposta é não. Uma dessas pessoas é Katherine Ashenburg, autora do livro “The Dirt on Clean: An Unsanitized History” (A Sujeira no Limpo: Uma História Não-Higienizada), que diz que retenção dos óleos naturais da pele pode ser prejudicada pelo banho diário.
O chefe da divisão de dermatologia da Universidade da Califórnia, em San Diego, Richard Gallo, explica que as bactérias estão educando as células para que o banho não seja necessário. “Não é apenas a remoção dos lipídios e óleos da pele que a resseca. Você pode estar removendo algumas das boas bactérias que ajudam a manter um equilíbrio saudável da pele”, diz.
Entretanto, essa ideia não é defendida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em um documento divulgado em 2021, os médicos trazem uma série de dicas para acabar com a ideia de que a higiene do banho não é importante.
Dicas
Em um dos tópicos, o documento diz que “o banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde […]. Há outros problemas que podem ocorrer pela falta de banho e higiene. São exemplos: micoses, doenças infecciosas por bactérias, agravo do envelhecimento cutâneo pela deposição na pele de hidrocarbonetos da poluição ambiental e impregnação por detritos de descamação cutânea e oleosidade”.
Em relação a quantidade de banhos, não há um consenso sobre isso. O ideal é uma ou duas duchas diárias.”O banho deve ser curto. O tempo de duração varia de cinco a dez minutos. Recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando-se a com temperatura elevada”.
Além disso, também é necessário ter atenção ao uso de sabonete. “Não se recomenda o uso rotineiro e indiscriminado de sabonetes antissépticos em todo o corpo, pois, geralmente, têm um pH alcalino (alto), o que danifica a integridade da barreira natural da pele”, diz o documento.
LEIA TAMBÉM
> Como identificar os sintomas de Demência e Alzheimer? Entenda
> O que acontece com o corpo se você ficar sem café?
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui