Bem-estar
Síndrome do Olho Seco: saiba os cuidados para evitar o doença
A doença multifatorial, afeta 745 milhões de pessoas ao redor do mundo, e é durante o inverno que ela apresenta um aumento nos casos

Síndrome do Olho Seco afeta 745 milhões de pessoas ao redor do mundo. Foto: Freepik
Com a chegada do inverno e a característica climática mais seca, surgem não apenas as conhecidas “ites”, como rinites, sinusites e bronquites, mas também uma preocupação crescente com a Síndrome do Olho Seco. Essa doença multifatorial, que afeta impressionantes 745 milhões de pessoas ao redor do mundo, apresenta um aumento nos casos durante essa época do ano.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O oftalmologista Rafael Paiva alerta para a importância de cuidados preventivos para evitar o desconforto causado pela síndrome. Ele enfatiza a relevância de manter-se hidratado para evitar o ressecamento dos olhos, além de ressaltar o uso de colírios lubrificantes, especialmente para aqueles que sentem desconforto nesse período.
Outro fator significativo é o ato de piscar os olhos, que pode ser comprometido. “Principalmente quando se está diante das telas, acabamos piscando menos, e no frio, há um ressecamento mais intenso da superfície ocular. Esse conjunto de fatores dificulta a lubrificação e com isso comprometem as defesas dos olhos, deixando-os suscetíveis a conjuntivites alérgicas e ou infecciosas”, alerta o oftalmologista.
A falta de lubrificação ocular pode acarretar complicações a longo prazo, como a ceratite, que ocorre quando os olhos ficam mais vulneráveis a infecções causadas por vírus ou bactérias, por exemplo.
Portanto, é essencial adotar medidas preventivas durante o inverno, como o uso de colírios lubrificantes e a ingestão adequada de água, para proteger os olhos e manter a saúde ocular em boas condições. Consultar um oftalmologista também é fundamental para monitorar e tratar quaisquer problemas relacionados à visão e garantir uma estação mais confortável e saudável para os olhos.
Outros cuidados que devem ser tomados nos dias frios:
- Use óculos de sol: Mesmo em dias nublados, os raios UV podem afetar seus olhos. Escolha óculos de sol com proteção UV para proteger-se dos danos causados pelo sol.
- Lave as mãos antes de tocar nos olhos: A higiene das mãos com água e sabão é fundamental para prevenir infecções oculares.
- Proteja-se do vento: Use óculos de proteção ou óculos de sol, para proteger seus olhos do vento frio e ar seco.
- Proteja seus olhos neste inverno: Evite lugares fechados e sem circulação de ar. Ambientes pouco ventilados podem acumular poluentes e irritantes que afetam a saúde ocular.
A visão se destaca como o sentido mais desenvolvido do ser humano, revelando-se essencial em nossa percepção do mundo. De acordo com especialistas, cerca de 80% das informações captadas pelo cérebro provêm do sistema visual. Por essa razão, preservar uma saúde ocular adequada assume um papel fundamental em todos os aspectos da vida de um indivíduo.
