fbpx

Bem-estar

Saiba como prevenir a conjuntivite no verão

Nesta época do ano, a temperatura favorece a proliferação dos vírus que a causam a conjuntivite

Publicado

em

Nesta época do ano, a temperatura favorece a proliferação dos vírus que a causam a conjuntivite Foto: @user18526052/Freepik

Durante o verão aumenta a incidência de conjuntivite. Nesta época do ano, a temperatura favorece a proliferação dos vírus que a causam a doença e o uso mais intenso de piscinas pode contribuir quando há contaminação da água. Também há uma maior exposição às águas de piscina com cloro e salgada do mar, e o uso de filtros solares no rosto, que também levam ao aumento de irritação nos olhos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a oftalmologista do Centro Capixaba de Olhos (CCOlhos), Iara Tavares, ⁠as conjuntivites virais são as mais comuns. No caso das crianças, a irritação ocular por mergulharem de olhos abertos também é comum, assim como acidentes com areia. Já os adultos, devem tomar cuidado com a prática de esportes com bolas pequenas que pode atingir o olho.

A especialista alerta para os sintomas, como ardência e vermelhidão oculares no caso das conjuntivites e que são transmissíveis. Estes sintomas também acontecem ao entrar filtro solar nos olhos, mergulhar com os olhos abertos ou cair areia nos olhos.

A prevenção das conjuntivites virais começa pela higiene. “Lavar as mãos com frequência, evitando usar piscinas quando se está com o quadro, pois a água pode ser contaminada e transmitir a outras pessoas. Orientar crianças a não brincarem de jogar areia umas nas outras, usar protetor solar com atenção para não entrar nos olhos”, orienta a oftalmologista Iara Tavares.

A especialista ressalta: “devemos nos lembrar também que é época das férias escolares e as crianças ficam mais em casa e ter atenção redobrada com material de limpeza, objetos pontiagudos, armas de brinquedo com jato de água”.