fbpx

Bem-estar

Ozempic pode reduzir risco de demência, segundo novo estudo

O estudo sugere que a Ozempic não só é segura para a saúde neurológica e psiquiátrica como também pode oferecer benefícios inesperados

Publicado

em

Ozempic e outros injetáveis podem gerar a gastroparesia. Foto: Divulgação

Ozempic pode reduzir risco de demência, segundo novo estudo. Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Oxford publicaram em 10 de julho na revista eClinicalMedicine um estudo revelador sobre a semaglutida, um componente presente em medicamentos como Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk. O estudo sugere que esses medicamentos não só são seguros para a saúde neurológica e psiquiátrica como também podem oferecer benefícios inesperados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo publicação da CNN, o objetivo inicial do estudo era investigar se os medicamentos para diabetes tipo 2 à base de semaglutida poderiam ter efeitos adversos na saúde neurológica e psiquiátrica. Contrariando as expectativas, os resultados mostraram que esses medicamentos não apresentam riscos adicionais comparados a outros antidiabéticos. Pelo contrário, os dados indicaram uma proteção contra condições neurológicas e psiquiátricas.

A pesquisa analisou mais de 100 milhões de registros médicos nos Estados Unidos, incluindo mais de 20 mil pacientes em tratamento com semaglutida. Os resultados demonstraram que o uso de semaglutida não está associado a um risco aumentado de demência, depressão ou ansiedade.

Menor risco de declínio cognitivo e dependência de nicotina

Além disso, o estudo revelou que os usuários de semaglutida tinham menos probabilidade de desenvolver problemas cognitivos e dependência de nicotina em comparação com aqueles que não utilizavam o medicamento. “Nossos resultados sugerem que o uso de semaglutida pode ir além do controle do diabetes, oferecendo benefícios inesperados na prevenção do declínio cognitivo e do abuso de substâncias”, disse Riccardo De Giorgi, professor clínico da Universidade de Oxford e autor principal do estudo.

De Giorgi ainda destacou a importância dessas descobertas para a saúde pública, considerando a possibilidade de redução do déficit cognitivo e das taxas de tabagismo entre pacientes com diabetes.

Necessidade de mais estudos

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores enfatizam que ainda não está claro como a semaglutida contribui para esses efeitos positivos. “Nosso estudo é observacional e esses resultados devem ser replicados em ensaios clínicos randomizados para confirmar e ampliar nossas descobertas”, afirmou Max Taquet, professor clínico da Universidade de Oxford e autor sênior do estudo.

O que é Ozempic?

Ozempic é o nome comercial da semaglutida 1 mg, um medicamento desenvolvido pela Novo Nordisk para o tratamento da diabetes tipo 2. Recentemente, tem sido utilizado off label para perda de peso. A semaglutida pertence à classe dos análogos do hormônio GLP-1, que ajuda na secreção de insulina pelo pâncreas e promove sensação de saciedade.

Outro medicamento à base de semaglutida, o Wegovy, com uma dosagem maior (2,4 mg), foi aprovado pela Anvisa em 2023 para tratamento da obesidade e será comercializado no Brasil a partir de agosto deste ano.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui