fbpx

Bem-estar

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida, doença de Céline Dion

Cantora anunciou que estava com a doença e precisou cancelar os shows de 2023 e parte da turnê de 2024

Publicado

em

Céline Dion tem a Síndrome da Pessoa Rígida.

Céline Dion tem a Síndrome da Pessoa Rígida, que afeta pouquíssimas pessoas no mundo. Foto: Reprodução

Na noite do último domingo (04), a cantora Céline Dion fez uma aparição no Grammy que pegou muitos fãs de surpresa. Essa foi a primeira vez que a cantora foi a uma premiação desde o anúncio do diagnóstico da Síndrome de Stiff-Person, ou Síndrome da Pessoa Rígida.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No último ano, a irmã de Céline anunciou que a cantora estava perdendo o controle muscular. Diferente do que foi informado, a cantora subiu ao palco andando sozinha e conseguindo mexer normalmente o corpo. “Quando eu digo que estou feliz de estar aqui, é do fundo do meu coração”, falou a cantora.

Recentemente, ela anunciou a produção de um documentário sobre a vida dela, chamado “I Am: Céline Dion”. “Estes últimos anos têm sido um grande desafio para mim, a jornada desde a descoberta da minha condição até aprender como conviver e lidar com ela, mas não deixar que isso me defina”, escreveu em comunicado.

> Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra dengue

Síndrome da Pessoa Rígida

A Síndrome da Pessoa Rígida (SPS) é caracterizada por rigidez muscular constante, especialmente nas costas e membros, tornando os movimentos voluntários difíceis e dolorosos. Os sintomas geralmente são discretos e podem ser confundidos com outras condições neuromusculares.

A rigidez muscular pode levar a posturas anormais e dificuldades em realizar atividades diárias simples. Além disso, a hipersensibilidade sensorial é comum, tornando o contato físico desconfortável para os afetados. É uma síndrome neurológica rara que afeta algo em torno de uma em um milhão de pessoas, e causa dificuldades para andar e até mesmo para cantar.

> Fast Food: quais são os lanches mais e menos saudáveis?

A doença afeta duas vezes mais mulheres do que homens e, na maioria das vezes, está associada a outras doenças autoimunes, como diabetes, vitiligo, anemia, tireoidite, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health), agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui