Bem-estar
Metabolismo está lento? Saiba como acelerá-lo
Dificuldade na digestão dos alimentos é a principal característica do metabolismo lento

Alimentos ricos em gorduras controlam a saciedade. Foto: Freepik
O ano de 2023 está cheio de feriados, já tem outro chegando mas ainda tem gente lutando para perder os quilinhos extras adquiridos na Páscoa. O ideal é não deixar o peso do corpo ir aumentando, porque é assim que começa o processo de inflamação do organismo e da obesidade, que é a porta de entrada para várias doenças, como o diabetes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A nutricionista Karina Gouvea diz que além de adotar hábitos saudáveis e de começar a praticar esportes, existem uma série de alimentos que podem ser acrescentados à dieta e que ajudam a acelerar o metabolismo, mantendo ou auxiliando na perda de peso.
“Existem trocas inteligentes que a gente pode fazer para ajudar o nosso organismo a funcionar bem. Por exemplo, acrescentar canela em algumas refeições ou substituir a sobremesa por uma banana com canela”, sugere.
Karina afirma que acrescentar alimentos de baixa caloria, como os vegetais folhosos também ajudam na saciedade e, por isso, acabam não somando peso, diminuindo a chance de chegar à obesidade.
Alguns alimentos são ricos em gorduras boas e também contribuem para a perda de peso e controlam a saciedade, como é o caso do abacate, que é um alimento curinga para uma boa dieta, apesar de ser calórico.
Outra dica de ouro que a nutricionista menciona é a de adicionar proteínas às refeições. Além delas atuarem na saciedade, ajudam a conquistar massa magra, e quanto mais massa magra o indivíduo acumula, mais fácil de perder peso.
Manter o peso é algo que deve ser levado para a vida, porque caso não haja controle, pode acontecer o efeito sanfona, causando prejuízos para o organismo. É importante a busca de uma reeducação alimentar ao invés de uma dieta passageira.
