fbpx

Bem-estar

Mais de 90% das queimaduras em crianças acontecem em casa

O Junho Laranja, campanha da Sociedade Brasileira de Queimaduras, chama atenção para os alarmantes dados de acidentes domésticos

Publicado

em

Queimadura em criança

Mais de 90% das queimaduras em crianças acontecem em casa. Foto: divulgação

Anualmente, cerca de um milhão de brasileiros sofrem queimaduras. As maiores vítimas, são as crianças. Isso porque esse tipo de acidente ocupa o 4º lugar por causa de óbito entre elas no país. E para mudar essa realidade, nesta quinta-feira, 6 de junho, é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, e a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove, durante todo o mês, a campanha Junho Laranja como forma de chamar a atenção das pessoas para a prevenção de acidentes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Neste ano, o slogan será “Queimaduras. Na minha casa não!” com foco na prevenção de acidentes domésticos, visto que 70% dos casos com queimaduras ocorrem neste ambiente, tendo crianças (92%) e idosos (84,4%) como principais vítimas.

“Temos que trabalhar a educação para todas as idades. Ensinar os responsáveis a prevenir queimaduras nas crianças e ensinar elas também a se cuidarem. Chamar a atenção para o cuidado com os idosos, porque, com eles, os acidentes acabam acontecendo mais em razão da perda de força e alterações cognitivas”, observa a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.

Para isso, a campanha será dividida em blocos, com foco nos públicos mais vulneráveis: crianças, idosos e pessoas com deficiência. Inclusive, há a previsão de lançar um concurso de desenhos para incentivar os pequenos a pensarem sobre os itens de perigo dentro de casa.

Toda temática será trabalhada em lives, simpósios, postagens em redes sociais e eventos presenciais promovidos por ligas acadêmicas associadas à SBQ e diretorias regionais.

Ariosto Santos, presidente da SBQ regional ES, lembra da importância de a sociedade como um todo participar dessa campanha. “Quando falamos em prevenção, temos que pensar em legislação, daí a importância de dialogar com o governo; pensar em tecnologia de produtos e nos acidentes que podem ocorrer no trabalho”, enumera, destacando, ainda, a importância de organizações não governamentais.

Programação virtual

No Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, em 6 de junho, a SBQ promove a Live de Lançamento da Campanha, com a participação do presidente Marcus Barroso, da vice-presidente Kelly de Araujo e do médico e escritor Evaldo Alves de Assunção, pioneiro em campanhas de prevenção a queimaduras no país. O bate-papo online será pelo Instagram da SBQ, a partir das 19h.

O SIG Queimaduras da primeira semana de junho também será voltado para a temática do Junho Laranja. O cirurgião plástico Marcos Barreto será o palestrante para falar sobre a temática da campanha, no dia 5 de junho.

Em 11 de junho, a partir das 19h, ocorre a aula aberta Abordagem inicial ao grande queimado, promovido pela coordenação de ligas acadêmicas da SBQ. As inscrições podem ser feitas neste link.

O Comitê de Enfermagem vai promover uma live, no dia 24 de junho, com o tema “Inovações tecnológicas na assistência ao paciente queimado: termografia, laser, realidade virtual e câmara hiperbárica”. O evento, online e gratuito, será pelo SIG Queimaduras e terá certificado. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário.

Outras duas lives da SBQ estão previstas para o final do mês: uma dia 25 de junho com a Abracopel, parceira na campanha, pelo canal do Youtube da associação; e outra em 26 de junho, em formato talk show, com a patrocinadora Mölnlycke.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui