fbpx

Bem-estar

Jovem viraliza ao fazer cirurgia para trocar cor dos olhos. É seguro?

Procedimento é indicado apenas quando a córnea está comprometida para não deixar esteticamente diferente uma da outra

Publicado

em

Na imagem, aparece uma moça de pele clara com olhos castanhos. Já ao lado, ela aparece após o procedimento estético com os olhos diferentes

Procedimento estético de troca da cor dos olhos foi feito fora do Brasil. Foto: Reprodução

Com 14 milhões de visualizações e 360 mil curtidas, o vídeo de uma jovem brasileira viralizou após ela mostrar o resultado da mudança de cor dos olhos realizada por meio de uma cirurgia. O procedimento aconteceu em uma clínica em Lausanne, na Suíça.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A técnica utilizada foi a queratopigmentação, que é indicada apenas para pessoas cegas, geralmente quando a córnea está comprometida, a fim de não deixar um olho muito diferente esteticamente do outro. Na cirurgia, são injetados pigmentos no tecido da córnea para se assemelhar com o olho natural.

De acordo com o médico oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória Guilhermo Tasayko, o procedimento realizado em olhos saudáveis compromete seriamente a saúde ocular. Ela funciona como se fosse uma tatuagem na córnea.

> Conjuntivite no verão: saiba como se prevenir

“Esse procedimento limita muito o campo visual do paciente, comprometendo a sua visão periférica, além de desenvolver fotofobia, quando as pessoas têm sensibilidade e dor ao olhar para a luz. […]. O paciente fica com a visão apenas no centro, pois ao redor, é preenchido pelo pigmento”, explica.

Além disso, o médico adverte que, por ter contato direto com a córnea, o procedimento pode induzir uma deformidade corneana, como se fosse um ceratocone, resultando em visão dupla. “A queratopigmentação é totalmente irreversível. O procedimento ainda pode gerar infecção ocular e até mesmo induzir um glaucoma”, completa Tasayko.

> Entenda o que é o chip da beleza condenado por entidades médicas

O procedimento é permitido no Brasil para fins de “reconstrução” em pessoas cegas, mas não é permitido para fins estéticos em pessoas com visão saudável. “A saída mais segura para quem quer mudar a cor do olho é o uso de lentes de contato colorida e, mesmo assim, tomando todos os cuidados necessários para minimizar os riscos para a saúde ocular”, conclui o médico oftalmologista.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui