Bem-estar
Escarlatina: conheça os sintomas e saiba como se transmite
Essa é uma doença infecciosa aguda, que pode se disseminar rapidamente, principalmente entre as crianças em idade escolar

Manchas provocadas por escarlatina. Foto: Reprodução
A escarlatina, uma infecção que atingia majoritariamente crianças e havia ficado praticamente relegada ao século passado, está reaparecendo no Espírito Santo. Um aumento dos casos está gerando preocupação entre especialistas. Essa é uma doença infecciosa aguda, que pode se disseminar rapidamente, principalmente entre as crianças em idade escolar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A médica otorrinolaringologista Marcela Giorisatto alerta que a escarlatina é uma infecção bacteriana causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A. É facilmente transmitida por meio de gotículas de saliva ou secreções infectadas, por isso afeta principalmente crianças em idade escolar.
Embora seja, em geral, uma doença leve que responde bem ao tratamento com antibióticos, a médica otorrinolaringologista adverte sobre as complicações potenciais. “Normalmente, a doença é tratada com antibióticos, principalmente as penicilinas, por pelo menos 10 dias. Se não for tratada corretamente, pode dar complicações”, detalha.
A doença se manifesta com sintomas como febre, mal-estar, dores de garganta e erupção cutânea. O tratamento precoce é importante, pois ajuda a reduzir o risco de complicações como pneumonia e transmissão da infecção.
Ainda segundo a médica, foi observado um aumento de casos da doença no Espírito Santo. Essa disseminação da escarlatina não só é percebida em consultórios, como também já foi motivo de alerta em algumas escolas.
Em casos de surtos em escolas, entre as medidas preventivas, está o afastamento escolar de crianças diagnosticadas até 24 horas após o início do tratamento com antibióticos, a fim de evitar a disseminação. Além disso, vale lembrar das medidas simples de higiene, como lavar as mãos regularmente, também ajudam na prevenção da doença.
ENTENDA
Ver essa foto no Instagram
