fbpx

Bem-estar

Entenda o que é paralisia de Bell, doença que atingiu Fernanda Gentil

Não existe uma causa exata, por isso é difícil saber como se prevenir da doença

Publicado

em

Fernanda Gentil contou que foi diagnosticada com paralisia de Bell. Foto: Reprodução

Fernanda Gentil contou que foi diagnosticada com paralisia de Bell. Foto: Reprodução

A jornalista Fernanda Gentil anunciou que foi diagnosticada com paralisia de Bell. No podcast Café & Resenha, ela contou que percebeu que havia algo de errado quando sentiu a boca dormente ao mandar um beijo para o filho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A apresentadora disse que só reparou que havia algum problema no dia seguinte, quando estava indo trabalhar. “Comecei a mandar vários beijos e não saía, a boca não firmava, sabe?”, disse em suas redes sociais.

A paralisia de Bell é uma condição que afeta o nervo facial, causando fraquisa súbita e temporária no rosto. Os sintomas podem incluir dificuldade de fechar os olhos ou de sorrir em um dos lados da face, além da boca torta e queda da pálpebra. Essa paralisia também pode gerar perda do paladar, aumento da sensibilidade ao som em um ouvido e produção excessiva de saliva.

> Repelentes caseiros: veja receitas para espantar mosquito da dengue

Não existe uma causa exata para a doença, mas acredita-se que ela esteja ligada a uma infecção viral, como herpes. O tratamento depende da gravidade, mas são utilizados corticosteroides para reduzir a inflamação e acelerar o processo de recuperação facial.

Os médicos ainda sugerem que sejam feitos exercícios faciais para fortalecer e restaurar a função muscular do rosto. Na maior parte dos casos, a paralisia melhora em algumas semanas, e grande parte das pessoas se recupera completamente.

Diagnóstico e recuperação

O diagnóstico da paralisia de Bell é feito com base nos sintomas e em exercícios faciais realizados por um médico no consultório. Para garantir, ainda podem ser solicitados ressonância magnética para descartar outras condições.

> Médica alerta para cuidados antes de realizar harmonização facial

Na recuperação, é importante proteger o olho afetado porque a dificuldade de fechar completamente a pálpebra pode levar a problemas oculares, como o ressecamento. Por isso é importante consultar um oftalmologista para recomendar colírios ou algum curativo.

Prevenção

Não existe um grupo de risco, porque a paralisia de Bell pode afetar pessoas de todas as idades. É comum que ela atinja jovens adultos, principalmente mulheres durante a gravidez. Por não saber as causas, não existe uma maneira específica para prevenir a doença. No entanto, manter um sistema imunológico saudável é a maneira ideial de reduzir o risco.