fbpx

Bem-estar

Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada durante o Oscar

O assunto virou pauta na internet após o ator Will Smith agredir Chris Rock por ter ironizado a perda de cabelo

Publicado

em

Jada Smith na noite do Oscar. Foto: reprodução.

A cerimônia do Oscar 2022 ficou marcada – além das premiações – pelo episódio em que o ator Will Smith agride, com um tapa, o apresentador e comediante Chris Rock após ironizar a perda de cabelo de Jada Smith, que sofre de alopecia. Desde então, o termo está sendo um dos assuntos mais comentados na internet.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo dados da Academia Americana de Dermatologia, a alopecia atinge mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo em diversos níveis de gravidade.

Para tirar dúvidas sobre essa doença que pode resultar na perda total do cabelo, caso de Jada, a médica dermatologista Marisa Simon explica os principais tópicos da alopecia.

O que é alopecia?

“É uma doença que pode ser genética ou autoimune, em que resulta na ausência ou diminuição dos pelos, tanto do couro cabeludo quanto em outras partes do corpo. Em geral, pode existir uma queda de cabelo mais intensa, mas nem sempre uma queda tão visível”.

Quais são as causas?

“Podem ser genéticas ou por conta de alguma pré-disposição individual. Neste último caso, é a alopecia autoimune, ou areata, em que o organismo desenvolve contra ele mesmo, ocasionando crises de queda de cabelo no corpo, inclusive cílios e sobrancelhas. Já a alopecia androgenética é hereditária, sendo mais comum nos homens do que nas mulheres. Essa condição gera perda de cabelo exclusivamente no couro cabeludo”.

Existe tratamento?

“No caso da areata, a gente trata quando vem uma crise, tentando controlar para que os cabelos nasçam novamente. Depois, quando acontecer uma nova crise, tratamos de novo. Já a androgenética é uma situação crônica, então fazemos um tratamento para evitar a progressão do quadro e até recuperar o que já foi perdido. Essa é a forma mais comum da calvice nas mulheres e nos homens”.

Durante o Oscar

Antes de ganhar a premiação na categoria Melhor Ator, pelo filme King Richard, Will Smith foi ao palco e agrediu Chris Rock após o apresentador fazer piadas sobre a perda de cabelo de Jada Smith. A cena foi compartilhada inúmeras vezes por internautas e jornalistas. Confira:

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui