fbpx

Bem-estar

Entenda: diferença entre psiquiatra, psicólogo, terapeuta e psicanalista

Embora todos estes profissionais possam trabalhar em campos ligados à saúde mental, há diferenças importantes

Publicado

em

Atendimento psicológico. Foto: FreePik

Atendimento psicológico. Foto: FreePik

Há, frequentemente, uma dúvida sobre a diferença entre psicólogo, psiquiatra, psicanalista e terapeuta. Embora todos estes profissionais possam trabalhar em campos ligados à saúde mental, ao que sentimos e pensamos, diferenças importantes podem ser identificadas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

PSIQUIATRA

O psiquiatra é o médico especializado pelo estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes que sofrem com distúrbios mentais orgânicos ou funcionais, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, demência e transtornos de ansiedade.

Para o diagnóstico e tratamento das patologias e distúrbios, o psiquiatra poderá realizar exames físicos e solicitar análises laboratoriais, além de procedimentos como eletroencefalograma, tomografia e ressonância magnética. O médico psiquiatra avalia o paciente em busca das causas da perturbação mental diagnosticada.

Para garantir a saúde e o bem-estar psíquico do paciente, o psiquiatra deve realizar um diagnóstico completo, considerando as perspectivas biológicas, genéticas, psicológicas e culturais, para então aplicar o tratamento melhor indicado, seja pelo uso de medicamentos ou por meio da psicoterapia.

PSICÓLOGO

Assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ele é o profissional formado em Psicologia. É responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento.

O psicólogo, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. Ou seja, esse profissional ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida.

Por meio da psicoterapia, o psicólogo, através da mediação verbal, conduz o seu paciente a um processo em que este se torna mais consciente das atitudes que toma no dia a dia e em determinada situação específica. Além disso, busca proporcionar a ele, a aprendizagem de novos comportamentos para resolver ou lidar com os seus problemas.

PSICANALISTA

O psicanalista pode ser formado em outras áreas do ensino superior e se especializar em psicanálise. É o profissional que faz a terapia com a abordagem psicanalítica. Por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, ele pode encontrar a origem dos problemas psicológicos e amenizar os sofrimentos psíquicos.

A terapia da psicanálise pode ser utilizada para resolver traumas da infância, depressão, transtornos de ansiedade, problemas sexuais, entre outros. Além de aumentar o autoconhecimento e melhorar o controle emocional.

Os atendimentos acontecem em um ambiente reservado para o psicanalista e o paciente. Em geral, o tratamento requer várias sessões semanais e é longo.

TERAPEUTA

Terapeuta é o profissional que cursou uma especialização em um tipo de terapia, podendo ser tanto psicoterapia quanto terapias complementares. Este profissional pode ter feito uma graduação em outra área. E não só isso, mas também ter um complementando com uma especialização na área da terapia desejada.

Cada terapeuta escolhe sua própria especificação dentro da área de estudos para aplicar a terapia ao paciente. Existe, por exemplo, terapia de casal, ou terapia comportamental, bem como terapia de família, dentre outros.

Tem também outros tipos de terapeutas quando pensamos em outras áreas, como fisioterapia e terapeuta ocupacional. Além disso, tem as terapias holísticas como, por exemplo, a acupuntura e o reiki. Já quando pensamos em terapias complementares, temos por exemplo a musicoterapia e cromoterapia.