Bem-estar
É mãe de primeira viagem? Saiba o que observar na hora de planejar o parto
Os preparativos para o parto envolvem certa dose de ansiedade, mas também de insegurança. Garantir a saúde do bebê e da mãe é prioridade
A espera pela chegada de um filho costuma ser rodeada de muitas dúvidas, especialmente para as mães de primeira viagem. Os preparativos para o parto envolvem certa dose de ansiedade, mas também de insegurança. Quanto tempo pode demorar um trabalho de parto? Por quanto tempo o bebê é capaz de esperar? É possível minimizar a dor?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a ginecologista Eloísa Leite, obstetra do Vitória Apart Hospital, essas costumam ser as maiores dúvidas das gestantes. “O medo para o parto é minimizado com conhecimento. Muitas mulheres me questionam se vão conseguir ter o parto normal. Elas têm medo de ficar muito tempo em trabalho de parto e evoluir para cesárea, mas explico que independentemente do tipo, a trajetória do trabalho de parto é muito importante para o bebê”, afirma.
> Separação durante a gravidez: entenda os impactos emocionais
Eloísa explica que mesmo em um trabalho de parto longo, garantir a saúde do bebê e da mãe é prioridade. “Sobre o medo de sofrimento fetal, é importante dizer que nós temos meios de monitorar a vitalidade fetal durante todo o processo do trabalho de parto. E para quem tem medo da dor, temos equipe de anestesia de plantão 24 horas, aptos para fazer um excelente trabalho e minimizar a dor”, esclarece.
QUAL MATERNIDADE ESCOLHER PARA O PARTO?
A escolha da maternidade também costuma levantar muitas dúvidas. Qual hospital escolher? O que observar? O que não pode faltar nesse momento? “A primeira observação é saber se a maternidade consegue dar suporte para resolver possíveis complicações, como uma boa UTI para mãe e uma boa UTIN para o bebê, além de banco de sangue e laboratório funcionando 24 h dentro do mesmo serviço”, indica Eloísa.
No Vitória Apart Hospital, além de Unidade de Terapia Intensiva certificada com o selo “Uti Eficiente”, as famílias com bebês na UTIN também recebem acompanhamento psicológico, e podem participar de oficinas de atividades manuais fornecidas pelo hospital.
> Vinagre de maçã é benéfico para a saúde? Entenda
“Avaliar a quantidade de profissionais capacitados em cada plantão, o número de salas de partos adequadas e com boa estrutura, e se há equipe de enfermagem específica para cuidar do bebê e da mãe desde a sala de parto até a alta. Também é importante que o centro obstétrico do hospital seja próximo à sala de parto, para dar um suporte rápido caso seja necessária uma conversão de parto normal para cesariana”, pontua a médica.
Uma dica valiosa é visitar a maternidade durante a gestação, esclarecer as dúvidas e, assim, escolher a melhor opção para mãe e bebê. “Na maternidade do Vitória Apart não precisa agendar a visita, estamos disponíveis todas as terças e quintas das 14h às 16 horas. É só chegar na recepção e comunicar que foi fazer a visita, e a pessoa será direcionada para uma enfermeira capacitada para tirar dúvidas. Na maternidade do Vitória Apart também temos cursos de gestante e rodas de conversa para tirar dúvidas e deixar a mamãe mais confiante para o parto”, conclui Eloísa.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui