Bem-estar
Dieta mediterrânea: conheça a melhor alimentação do mundo
Além de ser benéfica para o emagrecimento, a dieta também reduz o surgimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o câncer

Dieta mediterrânea é considerada a melhor do mundo. Foto: @jcomp/Freepik
Mais uma vez a dieta mediterrânea venceu no quesito melhor alimentação do mundo. A escolha foi anunciada em janeiro deste ano, após análises de especialistas do US News & World Report, conglomerado de mídia americano que faz esse tipo de ranking há mais de 30 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Há 5 anos a dieta do mediterrâneo é eleita a melhor, tendo em seus pilares ingredientes como azeite extravirgem, vegetais, frutas, peixes, cereais integrais e também vinho, com moderação.

A nutricionista Dalyla Formagine. Foto: Divulgação
Além de ser benéfica para o emagrecimento, segundo a nutricionista Dalyla Formagine, essa dieta também reduz o surgimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o câncer. Isso acontece porque ela tem propriedades anti-inflamatórias, devido o alto teor de nutrientes.
“Outra importante característica é seu poder na saúde cerebral, sendo forte aliada do raciocínio e da memória. E mais: essa dieta tem ação intestinal, promovendo um equilíbrio de bactérias boas e favorecendo o crescimento de uma microbiota intestinal mais saudável”, explica Dalyla, que atua na clínica Giane Giro.
Para contemplar todos esses benefícios em seu prato, segundo a nutricionista, é possível incluir na rotina alimentos ricos em gorduras boas, grãos, cereais integrais, peixes e frutas vermelhas. “Esses alimentos possuem alta quantidade de nutrientes com ação anti-inflamatória e antioxidante”, resume a profissional.
Confira algumas opções selecionadas pela nutricionista:
- Gorduras boas: Azeite, abacate, castanhas e nozes. Contribuem para saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim e aumento do bom colesterol. Além disso, são alimentos que ajudam na saciedade.
- Grãos e cereais integrais: Grão de bico, lentilha, feijão e farelo de aveia. Ricos em fibras, vitaminas do complexo B e ferro, auxiliam no bom trânsito intestinal, saciedade e controle glicêmico.
- Peixes: Cavala, sardinha, atum e salmão. Fontes de proteínas e ômega 3, atuam na saciedade e saúde celular.
- Frutas vermelhas: Morango, amora, cereja e mirtilo. Ricas em flavonoides, um potente antioxidante, além de serem fontes de vitaminas e minerais.
