fbpx

Bem-estar

Dentista alerta para doenças bucais em pacientes com câncer 

As doenças em pacientes com câncer ocorrem por conta do tratamento como quimio e radioterapia

Publicado

em

A cirurgiã-dentista Lívia Bastos alerta sobre os cuidados que pacientes com câncer devem ter. Foto: Divulgação

A cirurgiã-dentista Lívia Bastos alerta sobre os cuidados que pacientes com câncer devem ter. Foto: Divulgação

Numa fase delicada na vida de quem tem um câncer, a presença e o acompanhamento de um cirurgião-dentista são fundamentais para a qualidade de vida e o sucesso do tratamento do paciente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Pacientes oncológicos, especialmente aqueles submetidos a quimioterapia, radioterapia e cirurgias, frequentemente desenvolvem efeitos colaterais orais, como mucosite, xerostomia, infecções, lesões aftosas e disfunções na mastigação. O dentista pode prevenir e tratar essas condições, reduzindo dor, infecções e riscos de interrupção do tratamento oncológico.

A cirurgiã-dentista Lívia M. Cardoso Bastos, mestra em Odontologia, especialista em Implantodontia, Odontologia Hospitalar e Patologia Oral e Maxilo Facial, pondera que, antes do início do tratamento oncológico, o profissional realiza avaliação completa da cavidade oral para identificar focos infecciosos, dentes comprometidos e outras condições que possam agravar durante o tratamento.

“Procedimentos como extrações, limpeza e tratamento de cáries são feitos para minimizar complicações. O cirurgião-dentista faz o monitoramento constante dos efeitos adversos e a manutenção da saúde oral daquele paciente, além de dar orientações de higiene e realizar intervenções rápidas para minimizar complicações”, detalhou a especialista.

Reabilitação oral pós-tratamento

Segundo Lívia, após a fase ativa do câncer, o dentista auxilia na reabilitação funcional e estética, importante para a autoestima e a qualidade de vida do paciente. “O dentista deve integrar a equipe multidisciplinar de oncologia, contribuindo para um cuidado integral do paciente”, destacou.