Bem-estar
Dentes separados após uso de aparelho fixo? Pode acontecer!
Ortodontista aponta a continuidade do tratamento com o uso de contenção para evitar desalinhamento dos dentes

Separação dos dentes podem acontecer após uso de aparelho fixo. Foto: @wayhomestudio/Freepik
O surgimento de diastema, espaço formado entre os dentes, após finalizado o tratamento com aparelho ortodôntico pode causar, além da frustração, problemas de saúde bucal. O alerta é da ortodontista Catarina Riva, que cita a evasão do consultório do dentista após a retirada do aparelho como uma das causas da separação dos dentes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O tratamento continua após a retirada do aparelho ortodôntico, é preciso realizar o uso de contenção por até 18 meses. Esse cuidado é necessário porque os dentes e tecidos da boca, bem como a musculatura orofacial, precisam se readaptar. Fora que os dentes ainda estão se ajustando à nova posição”, comenta.
Catarina sinaliza que a higiene oral deve ser reforçada em caso de surgimento de diastemas após a retirada do aparelho e em qualquer movimentação da arcada dentária.
“Sem uma limpeza adequada, o paciente pode desenvolver inflamação na gengiva, que pode causar inchaço, sensibilidade e sangramento do tecido gengival”, alerta.
Além disso, a ortodontista destaca que é preciso avaliar se há alterações respiratórias, na mastigação e na mordida que possam estar contribuindo para desalinhar os dentes. “O ato de somente respirar pela boca altera o formato da arcada dentária, compromete o sorriso e a anatomia do rosto, causando até o crescimento inadequado da mandíbula. Esse é um problema que deve ser tratado de maneira multidisciplinar, além do ortodontista, o paciente deve contar com acompanhamento de um otorrino”, sinaliza.
