Bem-estar
Cinco dicas para manter os joelhos saudáveis e longe de lesões
Problemas de joelho são um quadro comum entre jogadores de futebol e corredores, mas esse não é um problema que atinge apenas os atletas
Artrose, lesões nos ligamentos e nos meniscos, entorses. Problemas de joelho são um quadro comum entre jogadores de futebol e corredores, mas esse não é um problema que atinge apenas os atletas. Todos nós estamos sujeitos a ter uma lesão no joelho. A boa notícia, é que é possível prevenir.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O joelho é uma articulação complexa formada pela tíbia, fêmur e patela. Por conta disso, a prevenção é a principal medida para manter a função e a saúde dos joelhos. “Dentre as principais medidas estão um estilo de vida que inclua a exercícios de forma regular, acompanhamento de profissionais de saúde e de educação física. Além de manter um peso adequado e evitar sobrecarga e traumas na articulação”, explica o ortopedista Bernardo Barroso, especialista em joelho do Vitória Apart Hospital.
ATENÇÃO AOS EXERCÍCIOS
A prática de exercícios físicos e esportes é um hábito saudável e proporciona muitos benefícios para a saúde. Na mesma medida, pé justamente durante uma atividade física, que a lesão no joelho pode surgir. Como equilibrar essa equação?
O especialista do Vitória Apart Hospital explica: “O risco de lesões existe na prática esportiva, mas pode ser reduzido por meio de preparo e treinamento adequados para o desempenho da atividade desejada. Respeitar os limites do próprio corpo, aumentar a frequência e intensidade de forma gradual e utilizar equipamentos e calçados adequados. O acompanhamento e orientação com profissionais de saúde e educadores físicos de maneira preventiva faz diferença.”
É POSSÍVEL TRATAR
As principais lesões no joelho acometem os meniscos, os ligamentos e a cartilagem. Essas lesões provocam dor, inchaço, limitação de movimentos e instabilidade articular. Mas se não foi possível prevenir e a lesão apareceu, é possível tratá-la.
Neste sábado (2), Bernardo Barroso e outros ortopedistas do Vitória Apart Hospital vão coordenar mesas redondas durante o simpósio de joelho que acontecerá no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. O evento vai contar com ortopedistas palestrantes de outros estados e vai discutir os “avanços no tratamento das lesões do joelho”.
“Existem diversos tipos de cirurgias nos joelhos. Cada estrutura da articulação é tratada de acordo com especificidades da própria lesão e de acordo com o perfil do paciente/ atleta. Como exemplo, temos as cirurgias por artroscopia (minimamente invasiva) para tratamento de lesões dos meniscos, com baixo risco de complicações. Na maior parte dos casos, os pacientes melhoram após poucas semanas”, comenta Barroso.
DICAS PARA MANTER A SAÚDE DO SEU JOELHO
Mexa-se!
Articulações foram feitas para o movimento. Exercícios mantem os tecidos do joelho saudáveis e aptos para as exigências do dia a dia. Mas atenção: atividades físicas devem ser realizadas respeitando as características e condições físicas de cada pessoa. Sono reparador e descanso fazem parte de uma rotina saudável.
Mantenha um peso saudável
A obesidade está ligada à inflamação do corpo e das articulações. Quanto mais você pesa, mais forte é o impacto em seu joelho. Estudos mostram que ao perder 10 kg de peso, é possível reduzir até 20% da dor dos joelhos com artrose.
Escolha a atividade física correta
Gerencie riscos ao participar de atividades esportivas. Respeite seus limites de condicionamento físico e força. A função e saúde do joelho é beneficiada com exercícios que fortalecem músculos da região lombar, quadris, abdômen e membros inferiores. Além disso, exercícios que promovam melhora da mobilidade e equilíbrio são muito importantes.
Trate suas lesões sem demora
Esteja atento aos sinais do corpo como dor frequente e inchaços. Estudos têm demonstrado que, o joelho trabalha próximo aos seus limites fisiológicos e a dor
após um treino exagerado pode demonstrar que uma lesão se instalou.
Dieta saudável e equilibrada
Uma dieta rica em frutas e verduras, com menos gordura, sal e alimentos ultraprocessados auxilia na saúde de músculos, ossos e articulações. Inclusive do joelho!
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui