fbpx

Bem-estar

Chá de picão-preto: o que é, como fazer e para que serve

Por mais que o chá apresente diversos benefícios, é importante frequentar as consultas médicas para fazer um tratamento de saúde correto

Publicado

em

Picão-preto é uma planta comum na América do Sul. Foto: Reprodução

Picão-preto é uma planta comum na América do Sul. Foto: Reprodução

Você já ouviu falar em picão-preto? É uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de infecção urinária, reumatisno, diabetes, hipertensão, malária, dor no estômago e herpes. Por isso, muita gente opta por tomar o chá, por ser algo mais leve e que, para muita gente, tem gosto agradável.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O nome científico do picão-preto é Bidens pilosa, e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns supermercados. Ela possui propriedades anti-inflamatória, antimicrobianas, antialérgicas e relaxantes musculares. Isso acontece porque é uma planta rica em flavonoides.

Para fazer o chá é bem simples: basta colocar ½ xícara de partes de picão-preto seca em uma panela com 500 mL de água e deixar ferver entre 10 e 15 minutos. Após isso, basta filtrar e beber uma xícara no máximo cinco vezes ao dia.

Outra maneira de utilizar é como compressas mornas, que podem acalmar em situações de dores musculares ou reumatismo. Para preparar, é necessário fazer uma infusão e deixar esfriar até ficar morna para aplicar sobre as articulações ou músculos doloridos.

> Mexerica ou tangerina? Veja 9 benefícios da fruta rica em vitamina C

Benefícios

Malária: A planta é capaz de inibir o desenvolvimento do parasita Plasmodium sp., responsável pela malária.
Herpes: Possui atividade antimicrobiana, eficaz contra os vírus herpes simplex tipo 1 e 2.
Infecção urinária: Tem ação antimicrobiana contra as bactérias que causam esse tipo de infecção.
Prevenção do câncer: Devido à sua propriedade antioxidante, inibe a proliferação de células tumorais, embora sejam necessários mais estudos.
Diabetes: Ajuda a regular os níveis de insulina no sangue.
Hipertensão: Rica em flavonoides e antioxidantes, promove a regulação da pressão arterial e relaxamento muscular.
Alergias: Inibe a liberação de histamina, aliviando os sintomas alérgicos.
Inflamação: Auxilia no tratamento de reumatismo e dor de garganta, regulando as citocinas inflamatórias.
Alterações gastrointestinais: Reduz o volume do suco gástrico e a secreção de ácido e pepsina, além de ter ação anti-ulcerativa.

Efeitos colaterais e contraindicações

Devido à falta de estudos em humanos, ainda não são conhecidos os efeitos colaterais do picão-preto. Portanto, seu uso deve ser feito apenas com orientação médica. O consumo não é indicado para pessoas com alterações cardíacas, hipoglicemia, alergia à cafeína, mulheres grávidas ou amamentando, e crianças. Pessoas com diabetes devem usar a planta somente sob orientação médica, para evitar interferências com o tratamento convencional.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui