Bem-estar
Cefaleia: veja dicas de alimentos que provocam e evitam as dores
Limitando as atividades do dia a dia, as dores de cabeça podem ser geradas a partir de alimentos ingeridos

Cefaleia faz com que medicamentos seja parte da vida de quem sofre as dores. Foto: Freepik
Conhecida por ser uma dor de cabeça, a cefaleia atinge metade da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os sintomas incluem dor pulsante em um lado da cabeça, náusea, vômito e sensibilidade à luz e ao som.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As medicações constantes fazem parte da vida de quem sofre desse mal, mas o que muitos não sabem, é que a alimentação correta pode contribuir muito com o tratamento. Para alertar a população sobre essa patologia, 19 de maio marca o Dia de Combate à Cefaleia.
A empresária Bruna Nunes Primo, de 25 anos, faz parte da estatística. Ela convive com crises de cefaleia há cinco anos. Após várias internações, hoje ela garante que sente melhoras com a retirada de alguns alimentos na sua rotina.
“Tenho cefaleia desde 2018. Já fui internada com crises várias vezes e já fiquei dez dias internada tomando coquetéis com remédios fortes na veia e quando chegava em casa, voltava. Cheguei a tomar dois remédios para tratar, mas perderam o efeito. Foi então que meu neurologista indicou e eu comecei o acompanhamento também com nutricionista, aliviando bastante os sintomas”, explica.
A nuticionista Rayanne Pimentel revela que a grande sacada para diminuir as crises pode ser ajustar o cardápio da dieta. Alimentos como queijos, chocolate, leite, café ou bebidas alcoólicas são os mais comuns gatilhos para dores de cabeça.
Existem também os alimentos que podem amenizar os sintomas da cefaleia. “A semente de linhaça, sardinha e o salmão porque são ricos em Ômega 3. Além deles, castanhas e amêndoas por causa do selênio que diminuem o estresse”, ressalta.
Além disso, banana, arroz, erva-cidreira e alimentos anti–histamínicos que diminuem a dor como o cravo-da-índia, canela e gengibre são ótimos auxiliadores para combater as fortes dores de cabeça.
Raynne ainda destaca que é importante que a pessoa fique atenta para perceber quais são os gatilhos e de que forma pode ser evitadas. Também é sempre bom lembrar que o acompanhamento de um profissional capacitado é de suma importância na ocorrência de qualquer dor ou desconforto no nosso corpo.
