fbpx

Bem-estar

Adoçante faz mal? Entenda a nova recomendação da OMS

A Organização Mundial da Saúde publicou novas diretrizes sobre o uso de adoçantes e passou a não recomendar o uso desse tipo de produto para controle de peso

Publicado

em

Brasília (DF), 17/05/2023 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes sobre o uso de adoçantes e passou a não recomendar o uso desse tipo de produto para controle de peso ou como estratégia para reduzir o risco de doenças não transmissíveis. A lista inclui aspartame, sacarina, sucralose, stevia e derivados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O uso de adoçantes sem açúcar para perda de peso passou a ser desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A nova diretriz, é baseada em uma revisão de evidências. Além disso, a longo prazo, o consumo destes produtos não oferece benefícios significativos para reduzir a gordura corporal em adultos ou crianças.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nos resultados, também foi visto que, na verdade, consumir esses adoçantes aumentam o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade entre os adultos.

Isso se aplicaria a todos os adoçantes sem açúcar, da sacarina e sucralose à stevia, incluindo aqueles usados em alimentos e bebidas, como os refrigerantes “light” ou “zero”.

De acordo com o diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, Francesco Branca, Os adoçantes sem açúcar não são fatores dietéticos essenciais e carecem de valor nutricional.

Recomendações da OMS

Para reduzir a ingestão de açúcar, a OMS recomenda consumir frutas e outros alimentos naturalmente adoçados, além de, claro, produtos sem nenhum tipo de açúcar.

“A recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente”, diz a OMS.

A medida inclui todos os adoçantes sintéticos, naturais ou modificados que não são classificados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializados ou vendidos separadamente em alimentos e bebidas.

A recomendação não se aplica a produtos de higiene e higiene pessoal que contenham adoçante, como creme dental, creme para a pele e medicações.

A recomendação visa estabelecer hábitos alimentares saudáveis ​​ao longo da vida, melhorar a qualidade da dieta e diminuir o risco de doenças não transmissíveis em todo o mundo, afirma o comunicado.

O nível de açúcar no sangue

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada em açúcar existe um padrão de alimentação. Nele estão inclusos três componentes fundamentais:

  • Consumir frutas e verduras;
  • Eliminar os alimentos concentrados com açúcar;
  • Reduzir alimentos que contêm muita gordura saturada e substituí-los pelos que contêm gorduras monoinsaturadas.

Além disso, uma recomendação é consumir alimentos ricos em fibras, como o farelo de trigo. E é preciso também consumir muitos líquidos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui