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Rodovias: Malha viária do ES apresenta avanço na qualidade

Em entrevista à BandNews FM, a Secretária Viviane Esse, detalha avanços nas rodovias federais do Espírito Santo, com 94% da malha considerada boa

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Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, a Secretária Nacional de Transporte Rodoviário, do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, celebrou o significativo avanço na qualidade da malha viária do estado. Desde 2016, não se registrava um índice tão alto de rodovias em boas condições. Com 94% da malha rodoviária federal sob a administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)  classificada como boa, a secretária destaca os investimentos do Ministério dos Transportes e a gestão eficiente como fatores cruciais para esse resultado.

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Intervenções no momento correto

A secretária enfatizou a importância das intervenções no momento adequado e com as soluções corretas. “Estamos muito contentes de poder oferecer essa qualidade da malha para a população,” disse Viviane Esse. Entre as rodovias sob gestão do DNIT estão a BR-259, 262, 447 e 381. Essas obras são financiadas pelo governo federal, permitindo manutenção, restauração e conservação contínuas.

Indicadores de Qualidade das Rodovias

Viviane Esse detalhou os critérios usados para avaliar as rodovias, que incluem condições de sinalização, drenagem e ausência de buracos. Além do índice do DENIT, a Confederação Nacional de Transportes (CNT) também realiza verificações. “Acreditamos que nossos resultados de maio serão refletidos nos índices da CNT,” afirmou a secretária.

Projetos e parcerias

A secretária destacou a importância de recursos para manutenção e ampliação das rodovias. A BR-101, por exemplo, está sob concessão da Eco 101, com uma proposta de otimização em análise pelo Tribunal de Contas da União. Esse processo promete acelerar investimentos significativos na malha federal concedida, beneficiando diretamente o Espírito Santo.

A Modernização da BR-101

Com mais de R$ 7 bilhões previstos para investimentos, a BR-101 deve receber melhorias significativas. A otimização do contrato da Eco 101 promete antecipar a execução de obras, reduzindo o tempo de espera de 3 a 7 anos para um período muito mais curto. Isso inclui duplicações, faixas adicionais, áreas de descanso para caminhoneiros e interseções mais seguras.

Parcerias Público-privadas

A secretária mencionou a importância das parcerias público-privadas para o desenvolvimento das rodovias. “Temos 13 projetos de concessão este ano,” disse Viviane Esse, destacando a BR-040 em Minas Gerais e a 381 de Belo Horizonte até Governador Valadares como exemplos. Essas concessões visam melhorar corredores logísticos essenciais para o agronegócio e outros setores econômicos.

Desafios e Oportunidades

A conversa também abordou a necessidade de manter o alto padrão de qualidade nas rodovias. “Precisamos ter um comprometimento com a manutenção do bem público,” afirmou a secretária. Ela destacou que a intervenção no momento correto pode economizar recursos significativos, permitindo mais investimentos em outras áreas.