BandNews FM
Novo PAC: acordo com a Eco101 prevê 170 km de duplicação da BR 101
O anúncio foi feito pelo ministro de transportes e ferrovias, Renan Filho, em visita ao Espírito Santo para o anuncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A BR 101 terá 170 quilômetros de duplicação a partir de um novo acordo de otimização do Governo Federal com a EcoRodovias, atual concessionária que administra a via. O anúncio foi feito pelo ministro de transportes e ferrovias, Renan Filho, em visita ao Espírito Santo para o anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o ministro, além da duplicação, obras de terceira faixa e contorno dentro das cidades estão previstas nessa nova proposta, já encaminhada ao Tribunal de Contas da União. A expectativa para aprovação do projeto é positiva.
“Com essa otimização, nós teremos aceleração para 170 km de duplicação, 40 km de terceira faixa e 51 km de contornos de cidades. Nós estamos com a expectativa muito positiva acerca dos novos investimentos que o Espírito Santo vai receber”, detalha.
Obras paralisadas e não entregues marcaram a gestão da ECO 101 ao longo de 10 anos de administração da rodovia. Segundo o ministro, a companhia não estava realizando as devidas obras para que os projetos fossem concluídos. No entanto, com a proposta de otimização, haverá uma aceleração dos investimentos para que a concessionária continue com o andamento das intervenções previstas.
“O contrato estava com baixo desempenho. Além disso, questões ambientais não permitiram que as obras fossem entregues no período adequado. A otimização vai garantir novos investimentos e isso vai ser de muita valia para o estado”, conta.
Lula deve estar presente na entrega do Contorno do Mestre Álvaro
Outra novidade para a mobilidade urbana capixaba é o Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, com previsão de ser entregue em dezembro. A cerimônia de entrega deve ter presença do presidente Lula.
“Acabamos de visitar as obras do contorno do Mestre Álvaro, uma das obras fundamentais para o desenvolvimento do país, do estado e da Serra. Ficará pronto em dezembro e esperamos inaugurar com a presença do presidente Lula”, diz.
Minha Casa, Minha Vida
Além das obras em infraestrutura, o novo PAC prevê construções de 4,5 mil imóveis dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, e investimentos para obras de hospitais, escolas, saneamento básico e distribuição de energia. O investimento total dos recursos para o Espírito Santo é de R$ 43 bilhões.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui