fbpx

BandNews FM

Inscrições abertas para 1,2 mil vagas em cursos técnicos no ES

Os cursos nos Centros Estaduais de Ensino Técnico (CEETs) são gratuitos e com foco em empregabilidade e conexão com o setor produtivo. Confira como se inscrever

Publicado

em

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou os cursos técnicos oferecidos pelo Governo do Estado. Com o objetivo de qualificar e preparar os capixabas para o mercado de trabalho, os Centros Estaduais de Ensino Técnico (CEETs) são uma importante alternativa para quem busca uma formação profissional rápida e de qualidade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Oportunidades nos Centros Estaduais de Ensino Técnico

O Governo do Estado mantém quatro CEETs espalhados pelo Espírito Santo: Vasco Coutinho, em Vila Velha; Talmo Luiz, em João Neiva; Emílio Nemer, em Castelo; e Giusepee Altoé, em Vargem Alta. Esses centros oferecem cursos técnicos gratuitos, com duração de 12 a 18 meses, em diversas áreas. Entre os cursos mais procurados estão logística, moda, segurança do trabalho, rádio e TV, entre outros.

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

Bruno Lamas explicou que o ensino técnico profissionalizante tem alta empregabilidade. “Quem se forma num curso profissionalizante recebe até 35% a mais de salário do que quem se forma apenas no ensino médio”, afirmou. Além disso, ele destacou a conexão dos cursos com as demandas do mercado, como cursos de produção de eventos e administração no CEET Vasco Coutinho, e de internet das coisas e cooperativismo digital no CEET Emílio Nemer.

Como se inscrever nos cursos técnicos

As inscrições para os cursos nos CEET são gratuitas e podem ser feitas diretamente nas escolas ou pelos sites oficiais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Bruno Lamas afirmou que qualquer capixaba que tenha concluído o ensino médio ou esteja no terceiro ano pode se inscrever. Os cursos também são abertos a quem está matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAS).

“As inscrições vão até o dia 2 de dezembro e são por ordem de chegada, então é importante garantir a vaga o quanto antes”, explicou o secretário. O edital já está disponível, e o aluno pode tirar dúvidas diretamente na escola ou por meio dos canais de ouvidoria.

Cursos gratuitos com alta demanda

O CEET Vasco Coutinho, localizado em Vila Velha, oferece cursos como rádio e TV, multimídia, administração e programação de jogos digitais. Esses cursos estão alinhados com as demandas do mercado, como destacou o secretário: “Logística e redes de computadores são áreas que estão em constante crescimento”, disse. Já o CEET de Castelo, por exemplo, oferece cursos como o inovador de Internet das Coisas, voltado para a transformação digital e as novas tecnologias.

Esses cursos são presenciais, o que garante aos alunos uma experiência prática e um contato direto com o setor produtivo. Para quem tem interesse em áreas mais tecnológicas, como internet das coisas, o curso prepara os alunos para trabalhar com manutenção de equipamentos eletrônicos e construção de sistemas de software.

Programa Nossa Bolsa

Além dos cursos técnicos, o Governo do Estado também oferece o programa Nossa Bolsa, que garante acesso à educação superior com 100% de gratuidade. O secretário Bruno Lamas anunciou que o edital 2024/2025 do programa já está em fase final. “São mil vagas em mais de 30 instituições de ensino do Estado, com cursos que vão de medicina a engenharia”, explicou. Para se inscrever, o aluno pode usar a nota do Enem dos últimos cinco anos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui