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Enem: professora dá dicas de estratégias para a redação

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, a professora, Marli Siqueira Leite, compartilha orientações para a redação do Enem que será no domingo (03)

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Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, Professora da Escola Americana de Vitória do ensino fundamental e do ensino médio de português, redação e literatura Marli Siqueira Leite explicou as principais estratégias para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

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Segundo Marli, que já fez parte da equipe do Ministério da Educação (MEC) que corrige os textos feitos pelos estudantes na prova, a redação do Enem é essencial . Ela destaca que a prova “é a base para qualquer área”. O peso da redação é ainda mais significativo para cursos muito concorridos, como Medicina, onde a pontuação mínima exigida é 900.

Preparação a longo prazo é essencial para o Enem

Para alcançar uma boa pontuação, Marli enfatiza que é necessário se preparar ao longo dos anos, já que a redação exige várias habilidades. “A redação, ela realmente consegue concentrar muitas competências, muitas habilidades, que você não adquire de uma hora para outra”, explica. Além do domínio do português, a prova avalia conhecimento interdisciplinar, exigindo compreensão de temas de geografia, história, filosofia e até de matemática, que podem aparecer em gráficos ou dados.

Na reta final, Marli recomenda aos estudantes manter a calma e relaxar. Ela sugere descanso e sono adequado para o dia da prova. Segundo a professora, o ideal é que o candidato comece pela redação, para evitar desgaste mental. “Eu sugiro que o aluno comece pela redação”, comenta, ressaltando a importância de um bom planejamento.

Estratégias de escrita e competências avaliadas

Para a produção de uma boa redação, Marli orienta seguir cinco passos, começando pela leitura detalhada dos textos motivadores e do enunciado. “Ler com muita atenção o enunciado, aquilo que está em negrito é a base de tudo”, aconselha. Ela destaca a importância de estruturar o texto dissertativo argumentativo com introdução, desenvolvimento e conclusão, organizando as ideias antes de começar a redigir.

As competências avaliadas na correção do Enem também são cruciais. A primeira, segundo Marli, foca na estrutura linguística, incluindo ortografia e gramática. A segunda competência avalia a relevância e o desenvolvimento dos argumentos dentro do tema proposto. Já a terceira competência avalia a consistência e a coerência dos argumentos. Ela destaca: “A competência três tem a ver com a questão da argumentação mesmo. Se o aluno tem bons argumentos, argumentos consistentes e coerentes com o tema”.

A prática da escrita à mão para evitar erros

Outro ponto relevante para Marli é o treino de redação à mão. Ela alerta que muitos alunos não estão acostumados a escrever fora do meio digital, o que pode afetar a clareza de suas respostas. “Eu proponho sempre a escrita durante a aula, à mão,  eles têm um bloco de redação pra fazer, como tem o Enem”, comenta. Marli observa que escrever manualmente ajuda a evitar o hábito de “copiar e colar”, um risco comum entre estudantes que praticam a redação no computador.


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