BandNews FM
Com índices positivos, comércio exterior capixaba tenta mitigar conflitos internacionais
O diretor presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, detalha as perspectivas para o setor no estado e os principais projetos em desenvolvimento
Com o conflito entre Rússia e Ucrânia gerando impactos no fluxo comercial entre países nos últimos meses, as perspectivas para o comércio internacional passaram a ser impactadas e viraram objeto de análise constante ao considerar o cenário de volatilidade e incerteza. A partir disso, as iniciativas de desenvolvimento do setor se tornaram necessárias para garantir indicadores positivos.
De acordo com o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), atualmente as atividades de comércio exterior representam mais de 53% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. No Brasil, esse percentual fica um pouco acima dos 30%.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dados da entidade apontam que o comércio exterior capixaba seguiu, no primeiro quadrimestre de 2022, a tendência de aumento em relação ao mesmo período em 2021. Foi identificada uma elevação de 19,6% nas exportações em comparação ao exercício anterior, com uma movimentação de US$ 2,94 bilhões. Já no indicador “Importações”, foram movimentados US$ 2,79 bilhões, um crescimento de 57,1%.
Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta terça-feira (31), o diretor presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, detalha as perspectivas para o setor no estado e os principais projetos em desenvolvimento. Ouça:
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui